Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo

Início do conteúdo da página

SVS recebe novos treinandos do Programa Episus

Escrito por Leonardo | | Publicado: Segunda, 29 de Setembro de 2014, 13h53 | Última atualização em Segunda, 29 de Setembro de 2014, 14h03

A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) deu as boas-vindas aos ingressos do Programa de Capacitação em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (Episus). Em seu 12ª ano, a nova turma é composta por nove servidores públicos pós-graduação em diversas áreas da saúde. Os profissionais selecionados terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos técnicos em investigação de surtos e outros métodos epidemiológicos para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS).

O treinamento coordenado pela SVS tem duração de dois anos, nos quais os profissionais participantes serão capacitados para atuação na resposta às emergências. Os selecionados para o treinamento, exceto os servidores públicos federais vinculados a qualquer unidade/órgão do Ministério da Saúde, receberão um auxílio-estudante durante o curso.

 

O Episus - Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicado aos Serviços do SUS é um treinamento em serviço, que tem como propósito capacitar profissionais na área de epidemiologia de campo de modo a potencializar a capacidade de resposta às emergências em saúde pública.

Os alunos  terão a oportunidade de realizar investigações de surtos ou epidemias, analisar bancos de dados em temas variados, tais como arboviroses, dengue, hepatites, doença de chagas, malária, entre outros, e apresentar trabalhos em congressos/eventos científicos nacionais ou internacionais.

Ao final do treinamento, os servidores serão capazes de responder às emergências epidemiológicas utilizando ferramentas da epidemiologia, desenhar estudos e descrever perfis epidemiológicos, avaliar ou desenvolver componentes de Sistemas de Vigilância em Saúde, elaborar relatórios técnicos e boletins com base em análises epidemiológicas e desenvolver e aplicar protocolos de pesquisas operacionais capazes de responder a situações específicas em sua área de atuação na SVS.

Assuntos em destaques

Fim do conteúdo da página