Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Dia D

Início do conteúdo da página

Encontro Científico oportuniza troca de experiências entre pesquisadores e profissionais da SVS

Escrito por Leonardo | | Publicado: Quinta, 02 de Outubro de 2014, 13h13 | Última atualização em Quinta, 02 de Outubro de 2014, 15h04

A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) promoveu o 1º Encontro Científico de Pesquisas Aplicadas à Vigilância em Saúde, entre os dias 23 e 26 de setembro último, em Brasília/DF. Na abertura do evento, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, salientou que os chamamentos públicos de estudos e pesquisas de 2012 e 2013 foram lançados pela SVS como mecanismos para dar mais transparência e tornar mais democrático o processo de contratação de projetos de pesquisas aplicadas à vigilância em saúde. Um dos objetivos do Encontro Científico foi conhecer os melhores resultados baseados em evidências e sua potencialidade de incorporação nas ações de vigilância em saúde.

O 1º Encontro contou com 42 sessões, em 16 áreas temáticas, que

resultaram na apresentação de 128 projetos de pesquisas, desenvolvidos no período de 2010 a 2014. Estes projetos contaram, em alguma medida, com o apoio financeiro da SVS. Desta forma, a apresentação de seus resultados constituiu também a possibilidade de monitoramento dos resultados e de sua utilização nas ações estratégicas de vigilância em saúde da SVS e no SUS.

Participaram do encontro 118 pesquisadores e 34 especialistas de todas as regiões do país convidados como debatedores dos resultados apresentados, além dos coordenadores e técnicos da SVS, totalizando aproximadamente 340.

O evento oportunizou a interação e a troca de experiências entre pesquisadores e especialistas atuantes na área de vigilância em saúde e com os gestores e técnicos da SVS, constituindo uma possibilidade efetiva de acompanhamento das pesquisas apoiadas e discussão de seus resultados.

Fim do conteúdo da página