Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo

Início do conteúdo da página

Eventos sobre hanseníase discutem tratamento e grupos de autocuidado

Escrito por Tatiana Teles | | Publicado: Terça, 19 de Dezembro de 2017, 17h52 | Última atualização em Terça, 19 de Dezembro de 2017, 19h26

A resistência medicamentosa também foi debatida na reunião realizada em 15 de dezembro

Fotos: Divulgação

Em 15 de dezembro, em Brasília (DF), realizou-se a Primeira Reunião Ordinária do Comitê Técnico Assessor de Hanseníase (CTA), composto e deliberado pela Portaria Nº 56, de 20 de novembro de 2017. O objetivo do evento foi discutir o estudo sobre o Tratamento Único (U-MDT) e o Protocolo para Investigação da Resistência Medicamentosa para Hanseníase. O referido estudo testou a viabilidade de um esquema uniforme de tratamento para hanseníase. Quanto ao Protocolo, a meta geral é detectar a resistência primária e secundária aos fármacos anti-hansênicos entre os doentes de hanseníase.

A reunião contou com a participação de representantes da Coordenação-Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação (CGHDE/SVS), do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis (DEVIT/SVS), do Departamento da Atenção Básica (DAB/SAS), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS-Brasil), das Sociedades Brasileiras de Hansenologia, Dermatologia, Enfermagem e Fisioterapia, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, da International Federation of Anti-Leprosy Associations (ILEP), do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN), dos Centros de Referência Nacional para Hanseníase, além de universidades e institutos de pesquisa.

Grupos de Autocuidado – Nos dias 7 e 8 de dezembro de 2017, também em Brasília (DF), a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), por meio da Coordenação-Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação (CGHDE), promoveu o II Encontro Nacional de Grupos de Autocuidado em Hanseníase (GAC).  A reunião teve como objetivo formar multiplicadores nos estados, realizar o diagnóstico da situação atual dos grupos existentes, partilhar experiências e nivelar o processo de condução dos GAC nos estados e municípios. O evento contou com a presença de representantes da CGHDE, das Coordenações Estaduais do Programa de Hanseníase, de coordenadores dos GACs, de universidades parceiras e de usuários que foram acometidos pela doença.

foto grupos de autocuidado

Por Nucom SVS
Atendimento à imprensa
(61) 3315- 3580 /2351/2745

Assuntos em destaques

Fim do conteúdo da página