Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

banner vacina2019 v2

Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes

Escrito por Tatiana Teles | | Publicado: Terça, 12 de Junho de 2018, 11h15 | Última atualização em Terça, 12 de Junho de 2018, 11h15

Acesso Externo – Gestor Estadual, Municipal e do Distrito Federal e Cadastrador

1. Quero entrar com o CNPJ da prefeitura, secretaria de saúde, posso?
Não. Uma vez que as transferências dos recursos serão fundo a fundo, é essencial que o CNPJ de acesso seja o do Fundo de Saúde do Ente Federado.

2. Qual é a senha depois que insiro o CNPJ do Fundo?
A senha é a mesma utilizada para o acesso aos sistemas do Fundo Nacional de Saúde. Caso tenha esquecido, clique em Nova Senha. A senha será enviada para o e-mail cadastrado junto à Divisão de Convênios no momento de cadastro inicial.

3. Posso cadastrar proposta mediante o acesso com CNPJ?
Não. O cadastro de proposta é apenas por pessoa autorizada pelo Gestor. A pessoa autorizada, ou cadastrador, apenas consegue visualizar e cadastrar propostas para os componentes/serviços vinculados à área técnica para a qual está liberado. Por exemplo: O cadastrador apenas consegue visualizar e cadastrar solicitação de custeio de UPA24h se estiver previamente liberado para a Coordenação Geral de Urgência e Emergência.

4. A proposta está cadastrada, mas está na situação de “A Liberar”, por que ainda não foi enviada para o Ministério da Saúde?
A proposta finalizada fica na situação de “A Liberar” quando o Gestor ao liberar o cadastrador definiu que as propostas cadastradas por aquela pessoa apenas seriam enviadas para o Ministério da Saúde após aprovação do Gestor. Sendo assim, o Gestor deve acessar o sistema, consultar a proposta e clicar no ícone “Liberar proposta”.

5. Como dar continuidade às propostas com situação incompleta no SAIPS?
As propostas com situação “incompleta” são aquelas que ainda não foram finalizadas pelo ‘Cadastrador’. Para continuar a sua edição e finalizá-las basta clicar na opção “Ajustar”.

6. O que fazer se a Rede/Programa não está disponível para cadastro?
O acesso à Rede/Programa só é possível para pessoas que foram previamente cadastradas pelo Gestor do Fundo Municipal/Estadual. Desta forma, caso não consiga visualizar a Rede/Programa, entre em contato com o Gestor do Fundo Municipal/Estadual solicitando a atualização do seu cadastro.

7. O sistema possui um tempo para expirar a sessão?
Sim. Assim que o usuário efetua o acesso ao sistema é iniciada a sessão que irá expirar após 30 minutos de inatividade. Para voltar a utilizar o sistema, selecione a opção Acessar. 

Perguntas Gerais

1. A que se refere a informação de empenho e pagamento?
Após a análise das propostas, sua aprovação e autorização para empenho e pagamento (portaria ou memorando); o sistema informará que houve o primeiro empenho e pagamento no caso de custeio e o empenho e pagamento do incentivo. Ou seja, no caso de custeio, o SAIPS apenas informará se o recurso foi “incorporado”, não informará  o empenho e pagamento acumulado. Para consultar empenho e pagamento, posteriores, o Gestor deve acessa www.fns.saude.gov.br.

2. Cadastrei a proposta e o Ministério da Saúde ainda não empenhou e pagou.
O cadastro da proposta não gera obrigação no atendimento por parte do Ministério da Saúde. A análise, aprovação, empenho e pagamento estão condicionados aos critérios de análise de cada programa/rede (explícitos em suas Portaria instituidoras e regulamentadoras) e disponibilidade orçamentária.

Fim do conteúdo da página