Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Banner estatico portal 960 x 100

Início do conteúdo da página
Acidentes por animais peçonhentos

Perguntas e Respostas

Escrito por alexandreb.sousa | | Publicado: Quarta, 02 de Julho de 2014, 11h34 | Última atualização em Quinta, 01 de Fevereiro de 2018, 16h12

O que são?

As aranhas compõem a ordem mais numerosa de aracnídeos, com mais de 45.000 espécies em todo o mundo. Habitam praticamente todas as regiões do planeta. Muitas espécies vivem próximas, e até mesmo dentro de habitações humanas, favorecendo a ocorrência de acidentes. O veneno, produzido por duas glândulas situadas na região das quelíceras, é utilizado na captura de presas e como defesa.

Quais os agentes envolvidos?

São três os tipos (gêneros) de aranhas de importância em saúde: aranha-armadeira, também chamada de aranha-da-banana ou macaca, encontrada em várias regiões do país, com predomínio na região Sudeste e Sul; aranha-marrom, muito comum no Sul, principalmente no Paraná, e viúva-negra, mais encontrada no litoral do Nordeste. As caranguejeiras, apesar de muito temidas, não causam acidentes de importância em saúde, assim como as aranhas domésticas que fazem teias geométricas (orbital).

Como se prevenir?

Usar calçados e luvas nas atividades rurais e de jardinagem; examinar calçados, roupas pessoais, de cama e banho, antes de usá-las; afastar camas das paredes e evitar pendurar roupas fora de armários; não acumular entulhos e materiais de construção; limpar regularmente móveis, cortinas, quadros, cantos de parede; vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés; utilizar telas, vedantes ou sacos de areia em portas, janelas e ralos; manter limpos os locais próximos das casas, jardins, quintais, paióis e celeiros; evitar plantas tipo trepadeiras e bananeiras junto às casas e manter a grama sempre cortada; limpar terrenos baldios pelo menos na faixa de um a dois metros junto ao muro ou cercas.

 

 

Fim do conteúdo da página