Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Você já ouviu falar nas crianças borboletas?

Início do conteúdo da página
Acidentes por animais peçonhentos

Informações Técnicas

Escrito por alexandreb.sousa | | Publicado: Quarta, 02 de Julho de 2014, 11h33 | Última atualização em Quinta, 01 de Fevereiro de 2018, 16h10

Aspectos clínicos

A lesão cutânea do loxoscelismo surge horas após a picada com eritema e edema, evoluindo com dor, equimose, palidez (“placa marmórea”) e necrose. Pode haver, mais raramente, hemólise intravascular e insuficiência renal aguda. O tratamento é feito com os soros antiloxoscélico (SALox) ou o soro antiaracnídico (Tityus, Phoneutria e Loxosceles - SAA).

No foneutrismo as alterações locais predominam com dor imediata, edema discreto, parestesia e sudorese, cujo tratamento é sintomático. O quadro sistêmico é raro, presente em crianças com idade inferior a sete anos, com instabilidade hemodinâmica, edema pulmonar agudo e choque. Nesses casos é indicado o soro antiaracnídico (Tityus, Phoneutria e Loxosceles - SAA).

No latrodectismo há dor local imediata progressiva, sudorese, hipertensão arterial, taquicardia, contraturas musculares, bradicardia e choque. Não há soro específico disponível.

 

Aspectos laboratoriais

Não há exames laboratoriais para diagnóstico do araneísmo ou dos tipos de envenenamento causados pelas aranhas de importância em saúde.

• Foneutrismo: Em casos considerados graves em crianças, observou-se leucocitose com neutrofilia, hiperglicemia e acidose metabólica.

• Loxoscelismo: No acidente onde ocorre hemólise intravascular, observa-se leucocitose com neutrofilia, anemia causada pela diminuição na quantidade de hemoglobina, aumento de reticulócitos e plaquetopenia. Observa-se ainda hiperbilirrubinemia com predomínio de bilirrubina indireta, elevação de transaminases, queda dos níveis sérios de haptoglobina. Em casos de insuficiência renal ocorre ainda aumento de ureia e creatinina. Na urina pode ocorrer a presença de hemoglobina (hemoglobinúria), eritócitos (hematúria) e cilindros granulares renais (cilindrúria).

• Latrodectismo: Os exames laboratoriais são inespecíficos. Pode ocorrer: leucocitose, linfopenia, eosinopenia, hiperglicemia, hiperfosfatemia, albuminúria, hematúria, leucocitúria e cilindrúria, além de alterações no encefalocardiograma.

 

Aspectos ambientais

Apesar das aranhas serem encontradas no peri e intradomicílio, o controle com inseticidas não é recomendado pois a irritação causada pelo produto químico pode desalojar os animais de seus abrigos, aumentando o risco de acidente.

 

Outras informações de relevo para o agravo

No ambiente doméstico é comum encontrar algumas espécies de aranhas que não representam risco à saúde, como as que fazem teias geométricas (orbital) como a aranha-de-grama (Lycosa sp.), e as aranhas-caranguejeiras (Infraordem Mygalomorphae), que são aranhas de grande porte e que possuem o corpo coberto por cerdas urticantes. A elas são atribuídas lesões dermatológicas de naturezas diversas, como infecção cutânea, reação alérgica, etc. Nem todos os casos de araneísmo requerem soroterapia. No entanto, quando indicada, deve ser administrada o mais precocemente possível. Os soros estão disponíveis em unidades de saúde referência em todos os Estados. 

 

 

NOTA INFORMATIVA - Alerta aos serviços de saúde e de vigilância das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde sobre os riscos de acidentes por animais peçonhentos nos meses de verão.

Fim do conteúdo da página