Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Dia D

Início do conteúdo da página
Acidentes por animais peçonhentos

Perguntas e Respostas

Escrito por alexandreb.sousa | | Publicado: Quarta, 02 de Julho de 2014, 11h34 | Última atualização em Quinta, 01 de Fevereiro de 2018, 16h30

 

O que é?

Serpentes peçonhentas são aquelas que produzem uma peçonha em glândulas especializadas e possuem presas (dentes ocos) ligados a estas glândulas, capazes de inocular o veneno em presas ou predadores.

O ofidismo ou acidente ofídico é o quadro decorrente da inoculação do veneno no organismo, levando a alterações na região da picada e à distância.

Quais os agentes envolvidos?

Serpentes do grupo das jararacas, cascavéis, surucucus pico-de-jaca e corais-verdadeiras. Outras serpentes também podem causar acidentes, porém não determinam acidentes graves, na maioria dos casos, e, por isso, são considerados de menor importância para a saúde pública.

Como se prevenir?

Não andar descalço. Usar luvas de couro nas atividades rurais e de jardinagem, nunca colocar as mãos em tocas ou buracos na terra, ocos de árvores, cupinzeiros, entre espaços situados em montes de lenha ou entre pedras. Quando entrar em matas de ramagens baixas, ou em pomar com muitas árvores, parar no limite de transição de luminosidade e esperar a vista se adaptar aos lugares menos iluminados. Não depositar ou acumular material inútil junto à habitação rural, como lixo, entulhos e materiais de construção. Controlar o número de roedores existentes na área para evitar a aproximação de serpentes venenosas que deles se alimentam. No amanhecer e no entardecer, nos sítios ou nas fazendas, chácaras ou acampamentos, evitar a aproximação da vegetação muito próxima ao chão, gramados ou até mesmo jardins, pois é nesse momento que as serpentes estão em maior atividade. Proteger os predadores naturais de serpentes como as emas, as seriemas, os gaviões, os gambás e cangambás, e manter animais domésticos como galinhas e gansos próximos às habitações que, em geral, afastam as serpentes.

Quais os primeiros socorros em caso de acidente?

Lavar o local da picada com água e sabão; manter a vítima em repouso; não fazer torniquete ou garrote, não furar, não cortar, não queimar, não espremer, não fazer sucção no local da ferida e nem aplicar folhas, pó de café ou terra sobre ela para não provocar infecção; não ingerir bebida alcoólica, querosene, ou fumo; levar a vítima imediatamente ao serviço de saúde mais próximo para que possa receber o tratamento em tempo.

 

 

Fim do conteúdo da página