Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Dia D

Início do conteúdo da página
Acidentes por animais peçonhentos

Perguntas e Repostas Chagas

Escrito por alexandreb.sousa | | Publicado: Quinta, 27 de Março de 2014, 10h22 | Última atualização em Quarta, 02 de Julho de 2014, 13h30


Perguntas e Respostas

 

O que é?

A doença de Chagas é uma doença infecciosa febril causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, que se adquire por meio do contato direto com as fezes do inseto conhecido como “barbeiro”. Os nomes da doença e do protozoário são homenagens aos cientistas brasileiros Carlos Chagas e Oswaldo Cruz.


Qual o microrganismo envolvido?

O protozoário flagelado chamado Trypanosoma cruzi.


Quais os sintomas?

Os principais sintomas da fase aguda da doença são: febre prolongada (mais de 7 dias), dor de cabeça, fraqueza intensa, inchaço no rosto e pernas. Especialmente quando a transmissão é oral, são comuns dor de estômago, vômitos e diarréia. Devido à inflamação no coração, pode ocorrer falta de ar intensa, tosse e acúmulo de água no coração e pulmão. No local da entrada do parasito, normalmente a picada do barbeiro, pode aparecer lesão semelhante a furúnculo no local, conhecido como chagoma de inoculação.


Como se transmite?

O Trypanosoma cruzi entra no sangue a partir do contato das fezes do inseto “barbeiro” através da pele ferida ou mucosa do olho, ou pela ingestão de alimentos contaminados com esse material. Pode ocorrer também recebendo transfusão de sangue ou transplante de órgãos de pessoas com a doença. Além disso, a doença pode ser transmitida da mãe infectada para o recém-nascido. O contato com os “barbeiros”  geralmente ocorre quando ele tenta se alimentar de sangue nas pessoas ou nos animais que vivem dentro das casas ou próximo delas (ex: porcos, cães, galinhas).


Como tratar?

O tratamento deve ser indicado por um médico, após a confirmação da doença. O remédio, chamado benzonidazol, é fornecido pelo Ministério da Saúde, gratuitamente, às Secretarias Estaduais de Saúde, e deve ser utilizado em pessoas que tenham a doença aguda assim que ela for identificada.
O tratamento tem duração de 60 dias. Para os portadores da doença crônica a indicação desse medicamento é para aqueles pacientes que não apresentam sintomas (forma indeterminada), devendo ser avaliada caso a caso.


Como se prevenir?

Uma das formas de prevenção da doença de Chagas é evitar que o inseto “barbeiro” forme colônias dentro das residências. Em áreas onde os insetos possam entrar nas casas voando pelas aberturas ou frestas, pode-se usar mosquiteiros ou telas metálicas.
Recomenda-se usar medidas de proteção individual (repelentes, roupas de mangas longas, etc) durante a realização de atividades noturnas (caçadas, pesca ou pernoite) em áreas de mata. Para a prevenção da transmissão oral é importante seguir todas as recomendações de boas práticas de higiene e manipulação de alimentos, em especial aqueles consumidos in natura.


O que fazer se eu encontrar um barbeiro na minha residência?

Você deve capturá-lo, sem tocar no inseto e colocá-lo em um vidro. Não coloque álcool ou qualquer outra substância no vidro, pois isto dificultará a identificação do inseto. Coloque seu nome, seu telefone e endereço e entregue na vigilância ambiental do seu município.


Como eu posso saber se tenho doença de Chagas?

O exame para diagnosticar a doença é um exame de sangue (sorologia) que é realizado gratuitamente pelo SUS em todos os estados nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública. É importante que você procure um médico para que ele possa solicitar os exames e interpretá-los adequadamente.

Fim do conteúdo da página