Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

INFORME AS DOSES E ESTOQUES DAS VACINAS EM SEU MUNICÍPIO ATÉ 30/11

Início do conteúdo da página
Larvicidas

Larvicidas

Escrito por alexandreb.sousa | | Publicado: Quinta, 27 de Março de 2014, 15h23 | Última atualização em Sexta, 21 de Novembro de 2014, 15h19

Os larvicidas utilizados no controle de vetores pertencem principalmente aos grupos dos biolarvicidas, reguladores do crescimento como inibidores da síntese de quitina e análogos de hormônio juvenil, espinosinas e organofosforados e piretróides. Entretanto, para uso em água potável a lista é mais restrita. Atualmente a Organização Mundial de Saúde recomenda o uso de larvicidas de cinco grupos conforme tabela abaixo (OMS, 2012).

Clique aqui e confira os larvicidas recomendados pela Organização Mundial de Saúde para uso em água potável

 

Recomendações da Secretaria de Vigilância em Saúde sobre o uso de larvicidas

O temefós foi o principal larvicida utilizado para o controle de Aedes aegypti nas últimas décadas. Entretanto, desde 1999 vem sendo detectada resistência do vetor a esse larvicida e, em 2012, foi recomendada por especialistas a interrupção do uso do mesmo.

Portanto, o temefós está sendo utilizado de maneira restrita em 2013 e a partir de 2014 não será mais utilizado. Todos os outros larvicidas recomendados pela OMS para uso em água potável constam da lista de produtos que podem ser utilizados pelo Programa Nacional de Controle de Dengue. Em 2013 foram utilizados os seguintes produtos para o controle larvário: diflubenzuron e novaluron. Em 2014 está sendo introduzido o pyriproxyfen.

>> Informações sobre estudo “Avaliação da efetividade de larvicidas para o controle de Aedes aegypti em condições simuladas de campo”

>> Orientações técnica para utilização do larvicida pyriproxyfen (0,5 G) no controle de Aedes aegypti

>> Avaliação da eficácia de análogos de hormônio juvenil e inibidores da síntese de quitina no controle de Aedes aegypti

>> Recomendações para uso do larvicida Novaluron para controle de Aedes aegypti

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página