Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo

Início do conteúdo da página
Materiais impregnados

Materiais impregnados

Escrito por alexandreb.sousa | | Publicado: Quarta, 07 de Maio de 2014, 11h49 | Última atualização em Quarta, 02 de Julho de 2014, 11h27


Materiais impregnados com inseticidas de longa duração

 

Os mosquiteiros impregnados com inseticida de longa duração ( MILD ) estão sendo promovidos pela Organização Mundial de Saúde como um método eficaz e sustentável para a proteção contra a malária. As telas desses mosquiteiros são tratadas na fábrica com um inseticida líquido incorporado ao tecido que faz com que o inseticida dure pelo menos 20 lavagens em testes padrão de laboratório e por três anos de uso em condições de campo.

As recomendações da Coordenação do Programa Nacional de Controle da Malária sobre MILD podem ser visualizadas aqui.

A Organização Mundial de Saúde está promovendo estudos em larga escala para avaliação de materiais impregnados com inseticidas de longa duração para uso em cortinas ou em telas colocadas em portas e janelas como medida complementar de controle para dengue devido aos resultados promissores em estudos de pequena escala realizados na Venezuela, Guatemala e México (informações disponíveis em:  http://www.who.int/denguecontrol/research/en/).

Atualmente, a Organização Mundial de Saúde recomenda 11 diferentes mosquiteiros impregnados com inseticida de longa duração ( MILD ). Estes mosquiteiros são impregnados com um dos seguintes piretróides: alfacipermetrina, deltametrina e permetrina  que estão incorporados em poliéster ou polietileno.

A lista completa de produtos recomendados pela Organização Mundial de Saúde pode ser visualizada aqui.

Atualmente no Brasil, o Programa Nacional de Controle da Malária (PNCM) implantou o uso de mosquiteiros impregnados na Região Amazônica. As recomendações do PNCM  sobre MILDs podem ser acessadas aqui.

Assuntos em destaques

Fim do conteúdo da página