Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Perguntas e Respostas

Escrito por alexandreb.sousa | Criado: Quarta, 02 de Julho de 2014, 11h34 | Publicado: Quarta, 02 de Julho de 2014, 11h34 | Última atualização em Quinta, 10 de Julho de 2014, 11h05

 

O que é?

O acidente escorpiônico ou escorpionismo é o quadro decorrente da inoculação do veneno, introduzido no organismo pelo aguilhão presente na cauda do escorpião.

Quais os agentes envolvidos?

Os escorpiões ou lacraus pertencem ao filo dos artrópodes e a classe dos aracnídeos. Têm como característica o corpo dividido em duas partes (cefalotórax e abdômen). No cefalotórax, também chamado de prossoma, estão localizados os 4 pares de pernas e 1 par de pinças. Após o último segmento do abdômen fica localizado o órgão inoculador de veneno denominado télson. São encontrados em praticamente todos os ambientes, porém o crescimento desordenado dos centros urbanos propicia condições mais favoráveis à instalação e proliferação desses animais junto às habitações, em ambientes peri e intradomiciliares. Encontram esconderijos em terrenos baldios, velhas construções, sob o entulho, pilhas de madeira, tijolos, caixas de luz etc.

Como se prevenir?

Usar calçados e luvas nas atividades rurais e de jardinagem; examinar calçados e roupas pessoais, de cama e banho, antes de usá-las; não acumular lixo orgânico, entulhos e materiais de construção; vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés; utilizar telas, vedantes ou sacos de areia em portas, janelas e ralos; manter limpos os locais próximos das residências, jardins, quintais, paióis e celeiros; combater a proliferação de insetos, principalmente baratas e cupins; preservar predadores naturais como seriemas, corujas, sapos, lagartixas e galinhas; limpar terrenos baldios pelo menos na faixa de um a dois metros junto ao muro ou cercas.

 

 

Fim do conteúdo da página