Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo

Início do conteúdo da página

Perguntas e Respostas

Escrito por alexandreb.sousa | | Publicado: Quinta, 27 de Março de 2014, 15h31 | Última atualização em Quarta, 25 de Junho de 2014, 11h19

O que é tétano acidental?

É uma doença infecciosa não contagiosa, causada pela ação de uma toxina responsável pelo quadro clínico de contraturas musculares característico da doença.


Qual o microrganismo envolvido?

A doença é causada por uma bactéria chamada Clostridium tetani.


Quais os sinais e sintomas?

A doença caracteriza-se por espasmos dos músculos ou hipertonia generalizada, rigidez de nuca, opistótono (contratura da musculatura paravertebral), trismo (contratura da musculatura dos masseteres), riso sardônico (contratura da musculatura facial), rigidez abdominal, disfagia, dores nas costas e membros.

Como se transmite?

A doença não é transmitida de pessoa a pessoa. Geralmente, ocorre pela contaminação de um ferimento da pele ou mucosa, com os esporos do bacilo.

O que fazer quando se acidentar e tiver uma lesão na pele?

Sempre que houver lesão da pele/mucosa, a pessoa deve lavar o local com água e sabão e procurar o serviço de saúde mais próximo para avaliar a necessidade de utilização de vacinaou soro. Se apresentar um dos sinais e sintomas característicos da doença, após lesão na pele/ mucosas, procure com urgência a unidade ou equipe de saúde mais próxima. Lembre-se de falar ao médico como ocorreu e o que causou a lesão.


Como tratar?

Sempre em unidade hospitalar, devido à gravidade da doença, das complicações e a necessidade de uma equipe treinada para assistência.

Como se prevenir?

O tétano acidental é uma doença imunoprevenível e para a qual existe um meio eficaz de proteção, que é a vacina antitetânica. Frente ao conhecimento de um caso, deve-se avaliar a situação das ações preventivas da doença e implementar medidas que as reforcem. 

Assuntos em destaques

Fim do conteúdo da página