Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo

Início do conteúdo da página

Perguntas e Respostas

Escrito por alexandreb.sousa | | Publicado: Quinta, 27 de Março de 2014, 15h31 | Última atualização em Quarta, 09 de Dezembro de 2015, 10h41

 

Quem está em risco de se infectar com o vírus da Febre do Nilo Ocidental?

Quem vive ou trabalha em área onde há mosquitos infectados está em risco de infecção pelo vírus do Nilo Ocidental (VNO). Embora as pessoas geralmente se recuperem, os sintomas podem ser graves o suficiente para resultar em dias de trabalho perdidos por períodos prolongados. Pessoas acima de 50 anos de idade e aqueles que tiveram transplantes de órgãos são conhecidos por terem maior risco de doença grave quando infectados pelo VNO, principalmente onde a doença é endêmica. Portanto, todos os trabalhadores devem ter o cuidado de reduzir o seu potencial de exposição à FNO.

Quais os trabalhadores estão em risco de exposição por FNO?

O VNO é transmitido aos seres humanos pela picada de um mosquito infectado. Trabalhadores em risco são aqueles que trabalham ao ar livre, que incluem: Médicos Veterinários, Agrônomos, Zootecnistas, Biólogos, agricultores,  paisagistas, jardineiros, trabalhadores da construção civil, entomologistas e outros trabalhadores de campo.
Embora o VNO seja mais frequentemente transmitido pela picada de mosquitos infectados, o vírus pode também ser transmitido através de contato com animais infectados, com o sangue ou outros tecidos.

Que locais de trabalho têm mosquitos?

Os mosquitos podem se desenvolver em qualquer poça de água ou água que fica por mais de quatro dias. Trabalhadores em locais perto de poças, lagos, bebedouros, valas de irrigação, barris que armazenem água de chuva, lagoas de estrume, ou quaisquer outros locais com água estagnada estão em risco de exposição ao mosquito. Equipamentos como pneus, lonas, baldes, barris e carrinhos de mão podem favorecer a proliferação dos mosquitos.

Que precauções devem ser tomadas para lidar com animais mortos?

Evite manusear animais mortos quando possível. Evite o contato direto. Se você deve lidar com eles, usar luvas duplas de procedimento, que fornecem uma barreira protetora entre sua pele e sangue ou outros fluidos corporais. Nesse tipo de situação, as autoridades de saúde locais devem ser comunicadas e caberá a eles o procedimento de recolhimento e coleta de amostras biológicas desses animais.

Quais são os sinais e sintomas da FNO em humanos?

A maioria das infecções humanas com VNO não causam sintomas (cerca de 80%), e cerca de 20% apresentarão febre aguda associada a outros sintomas, como dores de cabeça, fraqueza, mialgia, dores no corpo, artralgia, vômitos, diarreia ou manifestações cutâneas. A maioria das pessoas com esse tipo de sintomas se recupera completamente, com possibilidade de persistência de fadiga e fraqueza por algumas semanas ou meses. Menos de 1% dos humanos infectados com o VNO desenvolvem doença neurológica grave, que se manifesta como meningite (febre, dor de cabeça e rigidez na nuca), encefalite (febre, alteração de estado mental, convulsões, déficits neurológicos focais, ou perturbações dos movimentos) ou paralisia flácida aguda. Como a FNO pode afetar a gravidez?

Segundo o Centro de controle e prevenção de doenças dos Estados Unidos (CDC/USA) mulheres grávidas não apresentam maior risco para infecção por vírus do Nilo Ocidental. Com relação às grávidas já infectadas pelo vírus, as evidências apontam para um baixo risco de infecção para o feto ou recém nascido, com poucos casos sendo reportados. Mulheres grávidas em área de transmissão devem se prevenir evitando picadas de mosquitos, por meio do uso de roupa comprida e repelente de insetos. Parecem ser raros os casos de transmissão do VNO para o bebê por meio da amamentação, porém esse tema ainda precisa ser  melhor estudado.

O que deve fazer um trabalhador que suspeita que tenha sido infectado com o VNO?

Quaisquer trabalhadores que tenham problemas de saúde devem contatar seu médico. Testes de infecção pelo VNO estão disponíveis na rede laboratorial. Não existe tratamento específico para a infecção por VNO. O tratamento consiste em cuidados de suporte para o indivíduo. Atualmente, não existe vacina aprovada para prevenir a infecção em seres humanos.

 

 

Assuntos em destaques

Fim do conteúdo da página