Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo

Início do conteúdo da página

Manejo clínico

Escrito por alexandreb.sousa | | Publicado: Sexta, 22 de Maio de 2015, 12h58 | Última atualização em Quarta, 21 de Dezembro de 2016, 15h07

Não existe tratamento específico. O tratamento dos casos sintomáticos recomendado é baseado no uso de acetaminofeno (paracetamol) ou dipirona para o controle da febre e manejo da dor. No caso de erupções pruriginosas, os anti-histamínicos podem ser considerados. No entanto, é desaconselhável o uso ou indicação de ácido acetilsalicílico e outros drogas anti-inflamatórias em função do devido ao risco aumentado de complicações hemorrágicas descritas nas infecções por síndrome hemorrágica como ocorre com outros flavivírus. Se os sintomas piorarem, devem procurar cuidados médicos e aconselhamento.

Atualmente não há vacina disponível contra o Vírus Zika.

Considerando a circulação concomitante de dengue, febre de chikungunya e vírus Zika no Brasil é importante que os profissionais de saúde se mantenham atentos frente aos casos suspeitos de dengue nas unidades de saúde e adotem as recomendações para manejo clínico conforme o preconizado no protocolo vigente, na medida em que esse agravo apresenta elevado potencial de complicações e demanda medidas clínicas específicas, incluindo-se a classificação de risco, hidratação e monitoramento.

Assuntos em destaques

Fim do conteúdo da página