Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Banner estatico portal 960 x 100

Início do conteúdo da página
Práticas Integrativas e Complementares: quais são e para que servem

Perguntas e Respostas INFLUENZA A (H7N9)

Escrito por Alessandra Bernardes | | Publicado: Quinta, 18 de Agosto de 2016, 16h24 | Última atualização em Quinta, 18 de Agosto de 2016, 16h33

Perguntas e Respostas 

INFLUENZA A (H7N9) 

(Atualizado em 06 de julho de 2016)

 

 

 

1. O que é o Vírus Influenza A (H7N9)?

O vírus influenza A (H7N9) é parte de um subgrupo do vírus influenza que normalmente circula entre as aves podendo ser transmitindo para humanos. A doença é preocupante, pois tem sido severa na maioria dos casos. No momento não há nenhuma evidência de que o vírus pode ser transmitido de pessoa para pessoa, mas está sendo investigado ativamente ambas as vias de transmissão de animal para pessoa e de pessoa a pessoa.

 

2. Quais são os principais sintomas da infecção humana com o Vírus Influenza A (H7N9)?

Os sintomas iniciais são febre alta, geralmente acima de 38 °C, e outros sintomas semelhantes aos da gripe. As manifestações clínicas apresentadas durante a admissão hospitalar, incluem febre, tosse produtiva e não produtiva, falta de ar, dispneia, hipóxia, e evidencia de doença respiratória do trato inferior com opacidade, consolidação e infiltrados nas imagens pulmonares.

 

3. Quantos aos casos humanos de infecção pelo Vírus Influenza A (H7N9) foram relatados até à data?

Somam um total de 571 casos confirmados por exames laboratoriais para infecção humana do vírus da Gripe Influenza A (H7N9), incluindo 212 mortes. Desse total 568 são oriundos da China e 1 (um) caso em um viajante chinês relatado pela Malásia, e dois (2) em viajantes relatado pelo Canadá. Não se tem casos relatados no Brasil.

(http://www.cdc.gov/flu/avianflu/h7n9-faq.htm - Dados de 23 de Fevereiro de 2015)

 

4. Porque é que este vírus infecta os seres humanos?

Não se sabe porque alguns vírus influenza em circulação em animais são capazes de atravessar a barreira entre espécies e infectar os seres humanos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e demais parceiros de saúde monitoram esse vírus continuamente em todo o mundo, para tentar entender melhor estas perguntas. 

 

5. O vírus H7N9 é diferente da influenza A (H1N1) e vírus A (H5N1)?

Sim. Todos os três vírus são vírus da gripe, mas são distintos um do outro. O vírus H7N9 e H5N1 são considerados vírus da gripe animal que, por vezes infectam as pessoas. O vírus H1N1 pode ser relacionado entre aqueles que normalmente infectam as pessoas, que normalmente infectam os animais e se transmite de pessoa para pessoa.

 

6. Como as pessoas são infectadas pelo Vírus Influenza A (H7N9)?

A informação epidemiológica e virológica disponível indica fortemente que as infecções H7N9 humanas mais conhecidas resultam do contato direto com aves infectadas ou contato indireto (por exemplo, visitando mercados e ter contato com ambientes onde as aves infectadas foram mantidas ou abatidas). Uma minoria de casos parecem ter resultado de contágio para pessoa. Como as infecções H7N9 não causam sintomas graves em aves, esta infecção pode se espalhar "silenciosamente" entre as aves.

 

7. Como pode ser evitada a infecção com o Vírus Influenza A (H7N9)?

É sempre prudente seguir as boas práticas de higiene para prevenir infecções respiratórias, como:

Higiene das mãos

Lave as mãos antes, durante e depois de preparar alimentos; antes de comer; depois de usar o banheiro; depois de manusear animais ou resíduos animais; quando suas mãos estão sujas; e antes e após a prestação de cuidados a alguma pessoa em sua casa que esteja doente. Lave as mãos com sabão e água corrente, podendo também, se for possível utilizar um produto de limpeza à base de álcool.

Higiene respiratória

Ao tossir ou espirrar, a pessoa deve cobrir sua boca e nariz, com lenço ou com o cotovelo flexionado; jogue o lenço usado em uma caixa fechada imediatamente após o uso; higienizar as mãos após o contato com secreções respiratórias.

 

8. Existe vacina para o Vírus Influenza A (H7N9)?

Atualmente, não existe nenhuma vacina para a prevenção de infecções H7N9 em seres humanos. A OMS está trabalhando com seus parceiros para o desenvolvimento de vacinas e alguns produtos já estão sendo testados para a eficácia e segurança.

 

9.  Existe tratamento para a infecção pelo H7N9?

Testes de laboratório mostram que medicamentos antivirais, chamados inibidores da neuraminidase (por exemplo oseltamivir e zanamivir) são eficazes contra a gripe H7N9. Entre as pessoas com infecção pelo H7N9 na China, alguns dos que receberam tratamento precoce com inibidores da neuraminidase foi observado o desenvolvimento de doença mais branda do que aqueles tratados mais tarde.

 

10. Como está Vigilância em Saúde do Vírus Influenza A (H7N9)?

As autoridades sanitárias mundiais orientam as seguintes medidas, entre outras:

  • Supervisão reforçada para casos de pneumonia de origem desconhecida para garantir a detecção precoce e confirmação laboratorial de casos novos;
  • Investigação epidemiológica, incluindo a avaliação dos casos suspeitos e contatos de casos conhecidos;
  • Estreita colaboração com as organizações de saúde animal para determinar a fonte da infecção.

 

11. O que a OMS recomenda sobre viagens aéreas?

Não existe restrições para as viagens. Não é preciso cancelar viagens ou adia-las. Apenas recomendamos que se tomem os devidos cuidados. A OMS continuará a fornecer informações atualizadas assim que estiverem disponíveis. 

 

DIANTE DE CASOS SUSPEITOS, DEVE-SE NOTIFICAR IMEDIATAMENTE À SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO, ESTADO OU DIRETAMENTE AO MINISTÉRIO DA SAÚDE POR UM DOS SEGUINTES MEIOS:

Telefone: 0800-644-6645

E-mail: notifica@saude.gov.br

Site: www.saude.gov.br/svs - “Formulário de Notificação”

Fim do conteúdo da página