Saúde do Adolescente e do Jovem
A adolescência e juventude são marcadas por um complexo processo de crescimento e desenvolvimento biopsicossocial. Por essa razão, o Sistema único de Saúde (SUS) oferece a população de 10 a 24 anos acolhimento, com uma abordagem diferenciada, sem juízo de valor, eacesso às ações de promoção, proteção e recuperação da saúde.
O adolescente e jovem tem, além da garantia dos seus direitos, acesso ao atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), podendo ser direcionado a instituições como Vara da Infância e Juventude, Conselho Tutelar e outras entidades assistenciais, quando necessário. Tem ainda disponível o acolhimento, de acordo com as necessidades em consultas médicas (clínico geral, ginecologista, pediatra), saúde bucal, atendimento de enfermagem, vacinação, farmácia (medicamentos e preservativos) e apoio para deixar hábitos não saudáveis como tabagismo, alcoolismo e drogas.
A garantia também dos direitos sexuais e direitos reprodutivos já reconhecidos como Direitos Humanos em leis nacionais e documentos internacionais, indica a importância da aceitação da individualidade e da autonomia dessa população e se reflete no SUS na disponibilização de orientação profissional, envolvendo não só os profissionais de saúde, mas a comunidade escolar. No SUS, a população adolescente e jovem ainda tem acesso a métodos contraceptivos, como camisinha, anticoncepcionais variados para que consiga decidir com liberdade e responsabilidade sobre a vida sexual e a vida reprodutiva.
Veja também:
Agenda proteger e cuidar de adolescente
Redes Sociais