Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo

Início do conteúdo da página

Programa para o Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde no Sistema Único de Saúde (PRO EPS-SUS)

Escrito por alexandreb.sousa | | Publicado: Quarta, 12 de Dezembro de 2018, 18h16 | Última atualização em Quarta, 12 de Dezembro de 2018, 18h16

O Programa para o Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde no Sistema Único de Saúde (PRO EPS-SUS) é mais uma iniciativa da SGTES cujo propósito é intensificar o processo de implementação da PNEPS, sendo essa uma importante política para o SUS. O PRO EPS-SUS tem como objetivo geral estimular, acompanhar e fortalecer a qualificação profissional dos trabalhadores da área da saúde para a transformação das práticas de saúde em direção ao atendimento dos princípios fundamentais do SUS, a partir da realidade local e da análise coletiva dos processos de trabalho.

Com o PRO EPS-SUS, instituído no ano de 2017,foram disponibilizados recursos financeiros aos estados, munícipios e ao Distrito Federal (DF), que aderiram ao Programa, como incentivo desenvolvimento ações de Educação Permanente em Saúde (EPS). Aos estados e DF, cabe a elaboração de Plano Estadual de Educação Permanente em Saúde, e aos municípios e o DF, o desenvolvimento de atividades de EPS, voltadas às equipes da Atenção Básica.

Para maiores informações sobre a utilização dos recursos pelos Estados, Municípios e Distrito Federal, o Departamento de Gestão da Educação na Saúde, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (DEGES/SGTES/MS) publicou o Manual Técnico do PRO EPS-SUS e o Manual de Orientações para o Planejamento das Ações de Educação Permanente.

Assuntos em destaques

Fim do conteúdo da página