Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

INFORME AS DOSES E ESTOQUES DAS VACINAS EM SEU MUNICÍPIO ATÉ 30/11

Início do conteúdo da página

Ações Educacionais na Saúde

Escrito por alexandreb.sousa | | Publicado: Quarta, 12 de Dezembro de 2018, 18h11 | Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2019, 12h15

As Ações Educacionais na Saúde disponibilizadas pelo Departamento têm por objetivo estimular o processo educacional de forma ampla, considerando o cotidiano do trabalho e do trabalhador no SUS. Diferentes estratégias educacionais relativas à formação, ao desenvolvimento profissional e à Educação Permanente dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) são periodicamente lançadas, com a finalidade de atender às necessidade de qualificação dos mais diversos trabalhadores e profissionais de saúde que atuam no SUS. Os cursos, nas diversas áreas de saúde, são elaborados por instituições de ensino de todo o Brasil, para formação, qualificação, especialização latu sensu e stricto sensu, mestrados profissionais e acadêmicos voltados para estudantes de nível técnico, graduação, pós-graduação, gestores, docentes, trabalhadores e profissionais da área da saúde. São ofertados cursos na modalidade presencial, semi-presencial e a distância (EAD).

Os cursos são ofertados por instituições de ensino e disponibilizados gratuitamente, permitindo o acesso por profissionais e trabalhadores, técnicos, estudantes e gestores da área da saúde, bem como, pelo público em geral, atualmente por meio dos seguintes links:

Ainda, o DEGES/SGTES/MS tem desenvolvido estratégias educacionais para apoiar a formação de profissionais no campo da docência e da preceptoria para todas as áreas da saúde, cujo foco é qualificar os formadores por meio de ações pedagógicas inovadoras com contribuições para a formação voltada para o SUS.

A formação de docentes e preceptores está focada no desenvolvimento de Ações Educacionais na Saúde. para a formação de docentes e profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS),e as estratégias de qualificação são geralmente fundamentadas nos pressupostos da Educação Permanente em Saúde (EPS).

Legislação:

Fim do conteúdo da página