Ir direto para menu de acessibilidade.

Novo Coronavírus - tire suas dúvidas

Novo Coronavírus - tire suas dúvidas
Início do conteúdo da página

HumanizaSUS

Sistemas

Escrito por alexandreb.sousa | | Publicado: Terça, 16 de Maio de 2017, 14h54 | Última atualização em Domingo, 03 de Setembro de 2017, 19h35

Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) 

O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES visa ser a base para operacionalizar os Sistemas de Informações em Saúde, sendo estes imprescindíveis a um gerenciamento eficaz e eficiente do SUS. Informações sobre Unidades Móveis e demais estabelecimentos de saúde em funcionamento podem ser encontradas aqui.

Sala de Apoio à Gestão Estratégica (SAGE)

A SAGE disponibiliza informações para subsidiar a tomada de decisão, a gestão e a geração de conhecimentos. Demonstrando a atuação governamental no âmbito do SUS, a SAGE possibilita projeções e inferências setoriais, além de contribuir para a transparência das ações desenvolvidas na área de saúde. As informações oficiais de cobertura populacional, territorial e de serviços implantados do SAMU 192 encontram-se publicadas na SAGE.

Sistema de Apoio à implementação de Políticas em Saúde (SAIPS) 

O SAIPS foi desenvolvido para informatizar o processo de solicitação de custeio, incentivos para implantação de unidades e serviços em saúde, bem como habilitação ou credenciamento de equipes, unidades e serviços em saúde. Todas as solicitações de habilitações em custeio de SAMU 192 e as solicitações de novas unidades móveis devem ser encaminhadas por meio do SAIPS.

Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA/SUS)

O SIASUS recebe a transcrição de produção nos documentos BPA e APAC, faz consolidação, valida o pagamento contra parâmetros orçamentários estipulados pelo próprio gestor de saúde, antes de aprovar o pagamento – para isto utiliza-se do sistema FPO.  Mensalmente os gestores, além de gerar os valores devidos a sua rede de estabelecimentos, enviam ao DATASUS-RJ, uma base de dados contendo a totalidade dos procedimentos realizados em sua gestão.  Também mensalmente o DATASUS – RJ gera arquivos para tabulação contendo estes atendimentos. Complementando as informações do sistema SIHSUS, fornece ao SAS/DRAC os valores do Teto de Financiamento a serem repassados para os gestores. A produção de procedimentos do SAMU 192 devem ser inseridos neste sistema, sob pena de suspensão de custeio.

Sistema Nacional de Auditoria (SNA)

Informações sobre as auditorias realizadas pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS podem ser encontradas neste sistema.

Fim do conteúdo da página