Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Assessoria de Assuntos Internacionais em Saúde

Benim

Escrito por Alessandra Bernardes | | Publicado: Segunda, 22 de Maio de 2017, 14h43 | Última atualização em Segunda, 22 de Maio de 2017, 14h43

Em 1960, o Brasil reconheceu a independência do Daomé (que, posteriormente, se tornaria o Benim), e, em 1961, foram estabelecidas relações diplomáticas. A embaixada do Brasil em Cotonou foi inaugurada em 2006, mesmo ano em que se abriu a embaixada do Benim em Brasília.

A cooperação entre Brasil e Benim abrange iniciativas em cultura, saúde, educação, agricultura e esporte. O principal projeto bilateral é o "Apoio ao Desenvolvimento do Setor Algodoeiro dos Países do Cotton-4 (Benim, Mali, Burkina Faso e Chade)", cuja implementação é estratégica para a economia beninense.

Em 2005, foram assinados acordos de cooperação e estabeleceu-se uma Comissão Mista.

Perspectiva da cooperação:

Na área de cooperação em Saúde, está em andamento com o Benin o “Projeto Piloto em Doença Falciforme”, cujo objetivo é fortalecer as ações governamentais relativas a triagem neonatal, diagnóstico laboratorial e tratamento da doença falciforme e ações em hemoterapia, visando a contribuir para a estruturação, a organização e a ampliação do acesso ao programa de doença falciforme beninense. Entre as atividades já executadas, destaca-se o aprimoramento da capacidade estrutural de triagem em doença falciforme no país.

Existe grande potencial para estabelecimento da segunda fase do projeto de doença falciforme, objetivando o fortalecimento da rede nacional dos serviços de hemoterapia no Benim.

Instrumentos bilaterais:

  1. Protocolo de Intenções sobre Cooperação Técnica para Prevenção e Tratamento da Malária (2006).
  2. Ajuste Complementar ao Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República do Benim para Implementação do “Projeto Piloto em Doença Falciforme” (2009).

Doações

No período de 2013 a 2015, o Ministério da Saúde doou para a República do Benin Medicamentos Antirretrovirais para tratamento da AIDS.

Fim do conteúdo da página