Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Assessoria de Assuntos Internacionais em Saúde

Canadá

Escrito por Alessandra Bernardes | | Publicado: Segunda, 22 de Maio de 2017, 14h57 | Última atualização em Segunda, 22 de Maio de 2017, 14h57

O Brasil e o Canadá possuem parceria na área de cooperação desde o Acordo de Cooperação Técnica firmado em 2 de abril de 1975, que entrou em vigor em 1976. As semelhanças existentes entre os dois países, como, por exemplo, a extensão do território, a população em áreas remotas e a existência de povos indígenas, são fatores que propiciam e fortalecem suas relações bilaterais.
Algumas das principais áreas de cooperação bilateral são saúde, ciência e tecnologia, educação, agricultura e comércio.
No âmbito da saúde, Brasil e Canadá atuaram juntos em cooperação triangular com o Haiti para aprimoramento do programa haitiano de imunizações e renovaram, em maio de 2012, o memorando de entendimento por mais cinco anos. 

Memorando de Entendimento (2012-2017), contempla as seguintes áreas: doenças crônicas não transmissíveis; doenças transmissíveis; e-Health, incluindo telessaúde e telemedicina; preparação e resposta a emergências; saúde das populações indígenas; segurança e qualidade de produtos de saúde, alimentos e cosméticos; controle do tabaco.

Instrumentos Bilaterais:

  1. Memorando de Entendimento Brasil – Canadá e a Agência de Saúde Pública do Canadá, para colaboração no setor da saúde (2012).
  2. Memorando de Entendimento entre o Ministério da Saúde da República Federativa do Brasil e o Departamento de Saúde do Canadá para colaboração no setor saúde (2009).
  1. Ajuste Complementar ao Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo do Canadá para Implementar o Projeto Aprimoramento do Programa Haitiano de Imunizações” (2006).
  1. Ajuste Complementar ao Acordo de Cooperação Técnica de 02 de abril de 1975, em Tratamento de Câncer – Cooperação Técnica para o Aperfeiçoamento de Especialistas Brasileiros na Área Médica em Tratamento de Câncer (1986).
Fim do conteúdo da página