Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Assessoria de Assuntos Internacionais em Saúde

Estado Plurinacional da Bolívia

Escrito por Alessandra Bernardes | | Publicado: Segunda, 22 de Maio de 2017, 14h45 | Última atualização em Segunda, 22 de Maio de 2017, 14h45

Perspectiva da cooperação:
Os dois países mantêm rotina de diálogo no âmbito dos Comitês de Integração Fronteiriça (Corumbá/Puerto Suárez; Brasileia-Epitaciolândia/Cobija; Cáceres/San Matías; Guajará-Mirim/Guayaramerín), constituídos pelo Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Estado Plurinacional da Bolívia para a Criação dos Comitês de Integração, de 25 de março de 2011. Além disso, os dois países estão negociando a criação de um Grupo de Trabalho em Saúde na Fronteira Brasil-Bolívia com o objetivo de identificar e avaliar as questões de saúde que afetam as populações fronteiriças entre os dois países. Estão em curso ações conjuntas de combate à raiva canina, incluindo intercâmbio de especialistas e doação de vacinas.

Instrumentos bilaterais:

  • Acordo Básico de Cooperação Técnica, Científica e Tecnológica entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República da Bolívia (10 de julho/1973).
  • Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República da Bolívia para Permissão de Residência, Estudo e Trabalho a Nacionais Fronteiriços Brasileiros e Bolivianos, celebrado em Santa Cruz de la Sierra (8 de julho/2004).
  • Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Estado Plurinacional da Bolívia para a Criação dos Comitês de Integração (25 de março/2011).

Doações O Ministério da Saúde Brasileiro mantém forte relação de doação de medicamentos no âmbito da Cooperação Humanitária. Em junho de 2014, o MS Brasil doou 30.000 comprimidos de Benznidazol para tratamento de Chagas. Em julho do mesmo ano, 156 frascos de Capreomicina de um grama e 1.246 comprimidos de Moxifloxacina de 400 miligramas para tratamento contra Tuberculose. E em março de 2012, doou medicamentos Antirretrovirais para o tratamento contra o vírus HIV/AIDS.

Fim do conteúdo da página