Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Assessoria de Assuntos Internacionais em Saúde

Tailândia

Escrito por Alessandra Bernardes | | Publicado: Segunda, 22 de Maio de 2017, 15h39 | Última atualização em Segunda, 22 de Maio de 2017, 15h39

As relações diplomáticas entre o Brasil e a Tailândia foram estabelecidas em 1959. A cooperação é particularmente promissora nas áreas de comércio e investimentos; energia (com destaque para biocombustíveis); ciência, tecnologia e inovação; pesquisa agrícola; saúde; e turismo. Em 2013, a Tailândia manteve-se como o principal parceiro comercial do Brasil dentre os países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), posição que ocupa desde 2009. O Brasil é o principal parceiro comercial da Tailândia na América Latina.

Perspectiva da cooperação

Memorando de Entendimento: Os governos brasileiro e tailandês negociam Memorando de Entendimento em saúde, com o objetivo de estimular a cooperação nas áreas de saúde e ciências médicas. O Ministério da Saúde retomou as discussões a respeito da proposta de Memorando de Entendimento pelo governo tailandês e está fazendo as gestões necessárias para a formalização do acordo.

Doenças transmissíveis: Brasil e Tailândia são referências para resposta ao HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis no mundo. Os países já trabalharam em conjunto em eventos internacionais para o tema. A cooperação poderá ser intensificada, sobretudo, no que se refere às políticas públicas para populações-chave, em especial para as profissionais do sexo e pessoas transgênero.

Instrumentos Bilaterais:

  1. Declaração conjunta sobre o combate à AIDS de Nigéria, Brasil, Tailândia, China, Ucrânia e Rússia durante a XV Conferência Internacional sobre AIDS em Bankok (2004).
  1. Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo do Reino da Tailândia sobre Cooperação Técnica em Medidas Sanitárias e Fitossanitárias, celebrado em Brasília, em 16 de junho de 2004.
  1. Plano de Ação de Cooperação Técnica Bilateral e Trilateral 2013-14.
Fim do conteúdo da página