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Comunicação e imprensa

Imprensa:      (61) 3315-3580
Eventos:        (61) 3315-3347
Publicidade:  (61) 3315-2838 

Assessoria de Comunicação Social é a executora da política de Comunicação Social do Ministério da Saúde. Responsável pela formulação, implementação e utilização de meios diversos para divulgação da imagem institucional, da missão e ações do órgão estabelece objetivos estratégicos definidos em planos anuais de comunicação e está estruturada em três áreas de atuação: Eventos, Imprensa e Publicidade.

Assessoria de Imprensa, Jornalismo e Divulgação elabora os planos de divulgação das ações e programas do Ministério da Saúde e é, também, a responsável pela criação e promoção de instrumentos para essas divulgações. Outra atribuição da Assessoria de Imprensa é a coordenação das ações de comunicação do Ministério da Saúde direcionadas à imprensa. Além da produção de notícias de interesse público e relacionadas às ações do órgão, constam das competências da área, o relacionamento com instituições responsáveis pela captação, produção e difusão de notícias para a promoção e articulação do Ministério da Saúde como fonte de informação.

A área de Assessoria de Imprensa coordena o Portal da Saúde, que concentra informações gerais da pasta, além de conteúdos noticiosos e multimídia voltados para o cidadão, imprensa, profissionais de saúde e gestores. Ela também responde pela utilização de mídias alternativas direcionadas às temáticas da Saúde com a produção de conteúdo para mídias sociais.  

Na Comunicação Interna, a Assessoria de Imprensa é responsável pelo gerenciamento de ferramentas e canais de comunicação específicos para a produção de conteúdos dirigidos ao público interno.

Para qualificar a gestão da Assistência Farmacêutica nas três esferas do SUS, e contribuir para a ampliação do acesso aos medicamentos e da atenção à saúde prestada à população, o Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS) desenvolveu o HÓRUS - Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica. Esse sistema foi inicialmente estabelecido por meio da parceria estabelecida em 2009 entre DAF/SCTIE, a Secretaria Municipal de Saúde de Recife (SMS/PE), a empresa Pública de Informática de Recife (Emprel), o Departamento de Informática do SUS (DATASUS/SE), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

No entanto, a capacidade de processamento de informações, o banco de dados e as aplicações do Hórus atingiram níveis críticos de utilização, acarretando queda na performance, tornando-se necessário desenvolver uma nova solução tecnológica para atender às necessidades da Assistência Farmacêutica nacional.

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Adesão/Troca de Gestor

Gestor, saiba como aderir ao Hórus e utilizar o sistemas em suas unidades de saúde

Capacitação

Qualificação de Profissionais da Assistência Farmacêutica e Capacitação para o Hórus

Manuais

Baixe os documentos e conheça as principais regras e os passos para utilização das funcionalidades do sistema

Base Nacional

Acesse as informações sobre o envio de dados para a Base Nacional de Dados de Ações e Serviços da Assistência Farmacêutica do SUS.

Business Intelligence -BI

Acesse o Sistema de Suporte à Decisão (SSD) para consulta aos dados enviados à Base Nacional.

Hórus pelo Brasil

Quer saber quem está utilizando o HÓRUS pelo Brasil? Veja o mapa de utilização do sistema.

Disque Saúde 136

Teleatendente: de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 18h. Fora desses horários, o atendimento é eletrônico, com informações gravadas. Sobre o Sistema Hórus, escolher a opção 8
 

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