Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Para combater as Fake News sobre saúde, o Ministério da Saúde, de forma inovadora, está disponibilizando um número de WhatsApp para envio de mensagens da população. Vale destacar que o canal não será um SAC ou tira dúvidas dos usuários, mas um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.

Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61)99289-4640

>> Leia o regulamento e os termos de uso

>> Alimentação e fake News

falso verdadeiro

 

Escrito por Gustavo Frasão | | Publicado: Quinta, 06 de Fevereiro de 2020, 13h28 | Última atualização em Terça, 11 de Fevereiro de 2020, 15h22

Olá! Essa notícia é verdadeira.

Os sinais e sintomas clínicos do novo coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado.

Porém, há 3 casos que podem ser sinais dessa doença:

1º: Se você tiver febre *e* pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar) *e* histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a OMS, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

2º: Se você tiver febre *e* pelo menos um sinal ou sintoma respiratório *e, também,* histórico de contato próximo de caso suspeito para o coronavírus nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

3º: Se você tiver febre *ou* pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar) *e contato próximo de caso confirmado de coronavírus* em laboratório, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

Caso você se identifique com algum desses casos, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento.

Para saber mais acesse: http://saude.gov.br/saude-de-a-z/novocoronavirus.

Fim do conteúdo da página