Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Formação Profissional

Saúde oferece formação para preceptores de residência médica

Escrito por Christiana Suppa | | Publicado: Sexta, 21 de Fevereiro de 2020, 15h05 | Última atualização em Sexta, 21 de Fevereiro de 2020, 15h16

São 585 vagas para preceptores em Residência Médica e Residência Uniprofissional e Multiprofissional

Os profissionais que atuam como preceptores de residência médica podem aprimorar sua prática por meio dos Cursos de Capacitação em Preceptoria oferecidos pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Estão abertos dois cursos com edital de seleção: um para preceptores de Programas de Residência Médica e outro para preceptores dos Programas de Residência Uniprofissional e Multiprofissional em Saúde. São 585 vagas para os profissionais nos Programas de Residência das duas áreas.

Os preceptores são profissionais formados na área de saúde com, no mínimo, uma especialidade. Atrelada ao serviço de saúde, a presença do preceptor é obrigatória e fundamental para a existência dos programas de residência, já que o preceptor participa integralmente da formação do médico residente. Sua qualificação, por meio do desenvolvimento das competências didático-pedagógicas relacionadas à preceptoria, aprimora o processo de formação dos residentes e, consequentemente, a qualidade da assistência à população.

Os cursos de capacitação se destinam a melhorar a prática dos profissionais e, portanto, apenas os que já atuam como preceptores podem participar da formação. O objetivo é qualificar a atuação do preceptor, entendendo que um profissional bem qualificado é importante para contribuir na formação dos residentes e na melhoria do cuidado com a saúde da população.

Os cursos são bimodal, com aulas presenciais e online, e os selecionados recebem custeio para o período presencial das atividades (despesas com passagem aérea, traslado, hospedagem e alimentação).

Capacitação em Preceptoria de Residência Médica

Realizado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) em modalidade bimodal (Presencial e Online). O período de inscrição para participar do processo seletivo segue até 28 de fevereiro de 2020. São ofertadas 450 vagas.

Clique aqui para acessar o edital

Capacitação em Preceptoria de Residência Uniprofissional e Multiprofissional em Saúde

Realizado pelo Hospital do Coração (HCor) em modalidade bimodal (Presencial e Educação a Distância). O período de inscrição para participar do processo seletivo segue até 02 de março de 2020. São ofertadas 135 vagas.

Clique aqui para acessar o edital

SGTES

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) é responsável por formular políticas públicas orientadoras da gestão, formação e qualificação dos trabalhadores e da regulação profissional na área da saúde no Brasil. A secretaria é responsável por promover a integração dos setores de saúde e educação para fortalecer as instituições formadoras de profissionais atuantes na área, bem como integrar e aperfeiçoar a relação entre as gestões federal, estaduais e municipais do SUS, no que se refere aos planos de formação, qualificação e distribuição das ofertas de educação e trabalho na área de saúde.

Por NUCOM/ SGTES
Atendimento à imprensa:
(61) 3315-3580

Fim do conteúdo da página