Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Aldeias Ingarikó recebem reforço no combate à Covid-19

Escrito por alexandreb.sousa | | Publicado: Terça, 18 de Agosto de 2020, 19h31 | Última atualização em Terça, 18 de Agosto de 2020, 19h31

 

Ministério da Saúde e Exército Brasileiro enviam equipes e testes rápidos para atender população da Terra Indígena Serra do Sol

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), vem intensificando as ações de enfrentamento à Covid-19 a aproximadamente 1,4 mil indígenas da etnia Ingarikó, por intermédio do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste de Roraima. As aldeias estão recebendo reforço no combate ao coronavírus com o apoio do Exército Brasileiro.

O DSEI enviou, na segunda-feira (17/08), uma equipe de saúde ao Polo Base Serra do Sol, em Uiramutã (RR), para reforçar o atendimento à população. Composta por três médicos a serviço do Exército Brasileiro que atuam na Operação Acolhida – Área de Proteção e Cuidados (APC) e um enfermeiro do DSEI Leste de Roraima, os profissionais seguem até esta terça-feira (18/08) reforçando o atendimento prestado pela Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI).

Foram enviados medicamentos e testes rápidos para monitorar e evitar a propagação do novo coronavírus. Os pacientes recebem tratamento para os sintomas e são monitorados pela EMSI, que orienta sobre medidas como a permanência na aldeia, a lavagem frequente das mãos e o distanciamento social. Conforme a necessidade, os pacientes são removidos para internação na Área de Proteção e Cuidados (APC) ou no Hospital Geral de Referência de Boa Vista.

Esta é terceira entrada do DSEI em área indígena para atender especificamente a etnia Ingarikó. A primeira equipe foi enviada para a área no dia 27 de julho e retornou ao DSEI. A segunda equipe, que está no local, permanecerá até 7 de setembro. O acesso à região só é possível por via aérea.

“Atendendo a uma solicitação das comunidades Ingarikó, por carta, e tratativas com o Ministério Público Estadual de Roraima (MPE-RR) estamos realizando esta terceira entrada com o apoio do Exército Brasileiro. Estas ações tem o objetivo de dar uma resposta rápida na atenção ao combate à Covid-19 nas comunidades Ingarikó da Terra Indígena Serra do Sol”, explica o coordenador do DSEI Leste de Roraima, Tárcio Pimentel.


Ministério da Saúde, com informações do Nucom SESAI

(61) 3315-3580 / 2745 / 2351

 

Assunto(s):
Fim do conteúdo da página