Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Saúde Mental promove programas de prevenção ao uso e abuso de drogas

Escrito por Leonardo | | Publicado: Sexta, 08 de Maio de 2015, 16h06 | Última atualização em Sexta, 08 de Maio de 2015, 16h06

A Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (CGMAD) vem promovendo três programas de prevenção ao uso e abuso de álcool, tabaco, crack e outras drogas em escolas e comunidades desde o ano de 2013. A iniciativa é uma parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). Os programas preventivos são o #tamojunto, Jogo Elos e Fortalecendo Famílias.

 

 #tamojunto (ver vídeo abaixo) é um programa de prevenção realizado em escolas, voltado para adolescentes entre 11 e 14 anos de idade. Tem como objetivo instrumentalizar educandos/as com habilidades e recursos específicos para que possam lidar com influências sociais adquirindo conhecimento sobre drogas e suas consequências para a saúde. O Jogo Elos, conforme foi batizado por professores brasileiros que participam da iniciativa, é um programa voltado para o público de crianças entre 6 e 10 anos que cursam o 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. O Jogo Elos se traduz em uma proposta lúdica na qual educandos, divididos em times, são convocados a seguir certas regras de convivência acordadas coletivamente, entre a turma e o professor. Já o programa Fortalecendo Famílias é uma proposta de intervenção junto a jovens e seus responsáveis (pais e cuidadores/as) que tem por objetivo reduzir os fatores de risco ao uso e abuso de substâncias por adolescentes e construir ou fortalecer os vínculos familiares, entendidos como fatores de proteção contra o uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas.

 

 Ao longo do ano de 2013, os programas foram implementados nas cidades de São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Tubarão (SC) e Brasília (DF). Em 2014, além dessas cidades, também participam da iniciativa Fortaleza (CE), João Pessoa (PB) e Curitiba (PR). Pesquisadoras Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade de Brasília (UnB) compõem a equipe de avaliação do processo de implementação e dos resultados dos três programas.

Vídeo de apresentação do programa #tamojunto:

 

Fim do conteúdo da página