Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Alberto Beltrame é o novo secretário da SAS

Escrito por Leonardo | | Publicado: Terça, 03 de Novembro de 2015, 15h05 | Última atualização em Sexta, 06 de Novembro de 2015, 14h21

Médico pediatra, mestre em gestão de sistemas de saúde com larga experiência na área, Beltrame já havia conduzido a secretaria entre 2008 e 2011

Com extensa trajetória no Ministério da Saúde, Alberto Beltrame retorna ao cargo de secretário de Atenção à Saúde (SAS/MS) da pasta quatro anos depois. Médico pediatra pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ele comandou a secretaria durante o mandato de José Gomes Temporão entre dezembro de 2008 e janeiro de 2011. A sua nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de quarta-feira (28).

No Ministério da Saúde, exerceu cargos em ordem crescente de importância e responsabilidade. Atuou como coordenador dos Sistemas de Alta Complexidade entre 1999 a 2000 e como diretor do Departamento de Redes e Sistemas Assistenciais de 2000 a 2003, cargos da Secretaria Nacional de Atenção à Saúde. Também atuou como diretor do Departamento de Atenção Especializada entre 2007 e 2008, quando assumiu a gestão da Secretaria de Atenção à Saúde.

Desde 2011, exerce o cargo de Superintendente Geral da Fundação Universitária de Cardiologia. A fundação é mantenedora de uma rede hospitalar composta por cinco hospitais. Ao longo dos últimos 30 anos, Alberto Beltrame tem exercido atividades de gestão no setor de saúde na área pública, privada e filantrópica, além de ter participado do processo de implantação e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).

O novo secretário da SAS, que nasceu em Santa Rosa (RS), possui especialização em Administração Hospitalar pela Pontíficia Universidade Católica (PUC-RS) e é mestre em Gestão de Sistemas de Saúde pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Por Amanda Mendes, da Agência Saúde
Atendimento à Imprensa
(61) 3315-3580 

Fim do conteúdo da página