Ir direto para menu de acessibilidade.
Novo Coronavírus - tire suas dúvidas
Banner teleSUS clique aqui
Início do conteúdo da página

Condisi Interior Sul realiza primeira reunião após a 5ª CNSI

Escrito por Leonardo | | Publicado: Sexta, 11 de Abril de 2014, 10h32 | Última atualização em Sexta, 11 de Abril de 2014, 16h11

Membros do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) Interior Sul iniciaram, nessa terça-feira (8), em Florianópolis (SC), a primeira reunião ordinária do conselho após a realização da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI).

No primeiro dia do evento os conselheiros acompanharam apresentações sobre a execução orçamentária do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Interior Sul em 2013 e a previsão de 2014, além de uma discussão sobre os resultados do Grupo de Trabalho que estudou o redimensionamento dos DSEIs Interior Sul e Litoral Sul.

A temática do dia foi a discussão sobre as limitações orçamentárias do DSEI Interior Sul. O coordenador do distrito, Kaio Koerich, apresentou os dados financeiros e detalhou os contratos firmados, as obras previstas e os investimentos em veículos, medicamentos e demais insumos necessários para o atendimento.

"Nós lutamos por mais recursos em Brasília e o Controle Social é parceiro nessa reivindicação. Contávamos com R$ 17,3 milhões em 2013 e conseguimos R$ 21,3 milhões para 2014. Não é suficiente para tudo que precisamos fazer, mas esse valor garante a continuidade dos serviços essenciais", explicou o gestor.

Os conselheiros questionaram a dificuldade no atendimento rápido de demandas como o transporte de pacientes e a compra de medicamentos.

O principal, segundo Koerich, é garantir a estruturação do distrito, para que ele tenha condições de atender as demandas crescentes da população indígena da região. Uma das prioridades destacadas pelo gestor é concluir os projetos e processos necessários para a aquisição de insumos.

"Nós temos que deixar os processos prontos para depois brigar por mais recursos. O que é inadmissível é não ter os projetos prontos, por isso, estamos focando na parte técnica para depois, junto com o apoio do Controle Social, buscar mais recursos para atender todas as demandas que temos", concluiu

Grupo de Trabalho apresenta resultados
Pela manhã, o Grupo de Trabalho que estudou o redimensionamento dos DSEIs Interior Sul e Litoral Sul apresentou os resultados da pesquisa para os conselheiros. De acordo com o projeto, dois novos distritos serão criados, um no interior do Rio Grande do Sul e outro para atender a população do interior do Paraná e de São Paulo.

Na configuração proposta, o DSEI Interior Sul ficará responsável pelo interior de Santa Catarina, e o DSEI Litoral Sul, com sede em Curitiba, passa a atender uma faixa de terras litorâneas desde o Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul, onde a maioria dos indígenas é Guarani.

A proposta do DSEI Litoral Sul atendendo efetivamente os cinco estados é, na visão dos integrantes do grupo, uma forma de respeitar a forma de organização dos Guarani e atender uma reivindicação antiga da etnia.

O vice-presidente do Condisi Interior Sul, José Levino Daniel, disse que os conselheiros devem encaminhar um documento de apoio à proposta do Grupo de Trabalho. Este documento será endereçado à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e ao gabinete do ministro da saúde como forma de auxiliar na implementação da proposta.

Por Francisco Assul

registrado em:
Assunto(s):
Fim do conteúdo da página