Ir direto para menu de acessibilidade.

Novo Coronavírus - tire suas dúvidas

Novo Coronavírus - tire suas dúvidas
Início do conteúdo da página

Equipes de saúde bucal do DSEI Potiguara participam de curso de atualização

Escrito por Leonardo | | Publicado: Sexta, 26 de Setembro de 2014, 14h13 | Última atualização em Quinta, 25 de Setembro de 2014, 14h08

Dentro da proposta de promover uma educação permanente, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Potiguara iniciou, nesta quinta-feia (25), um curso de atualização para os profissionais de odontologia que trabalham nos Polos Base e aldeias do distrito. O curso será realizado em dois dias, no auditório do DSEI, em João Pessoa (PB).

Treze profissionais participam da capacitação, sendo sete Cirurgiões-Dentistas (CD) e seis Auxiliares de Saúde Bucal (ASB). A proposta do treinamento é torná-los ainda mais preparados para uma atenção à população indígena nos diversos ciclos de vida, de forma mais humanizada e integrada com os demais profissionais que trabalham na Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI).

“Além disso, a habilitação permite que a Equipe de Saúde Bucal identifique de forma mais abrangente os principais fatores de risco das patologias bucais, de promover educação, motivação ao autocuidado e tratamento adequado nos diversos ciclos de vida, pautando esforços não somente na cura da doença, mas principalmente em pessoas saudáveis, para uma melhor qualidade de vida para a população assistida”, destaca a Responsável Técnico da Área de Saúde Bucal do DSEI Potiguara, Mayara dos Santos Camêlo Moreira.

Foram convidadas a ministrar o curso, a professora de Saúde Coletiva e Estágios Supervisionados da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestra em Odontologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Claudia Helena Soares de Morais Freitas; e a professora de Saúde Coletiva e Estágios Supervisionados da UFPB, mestra em Odontologia Preventiva e Infantil pela UFPB e doutora em Saúde Coletiva pela UFRN, Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes Pessoa. 

Outros cursos
Em agosto, ocorreu a primeira capacitação em 2014 na área de saúde bucal do DSEI Potiguara, oportunidade em que participaram sete cirurgiões-dentistas que trabalham nos Polos Base e aldeias indígenas da região. O curso “Cirurgia oral menor – complicações" foi ministrado pelo Dr. Olavo Hosten.

“E outro curso está programado para novembro”, adianta Mayara dos Santos, informando que a oficina "Linhas do Cuidado" será direcionada a mais de 30 profissionais de nível superior que atuam nas Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena, com a proposta de estudar sobre o atual modelo de atenção à saúde indígena, suas ações integradas de saúde bucal, com ênfase nas Linhas do Cuidado Integral nas diversas áreas programáticas.

Por João Bosco de Araújo

 

 

 

Fim do conteúdo da página