Ir direto para menu de acessibilidade.

Novo Coronavírus - tire suas dúvidas

Novo Coronavírus - tire suas dúvidas
Início do conteúdo da página

DSEI Xavante intensifica ações da Saúde da Mulher no “Outubro Rosa”

Escrito por Leonardo | | Publicado: Sexta, 31 de Outubro de 2014, 10h55 | Última atualização em Sexta, 31 de Outubro de 2014, 10h55

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante, preocupado em intensificar as ações de prevenção, promoção e proteção à saúde da mulher indígena, realizou um mês de atividades voltadas à Saúde da Mulher. A ação, que integra a mobilização do “Outubro Rosa”, foi realizada nos seis Polos Base de Saúde assistidos pelo distrito e nas Casas de Saúde Indígena de Campinápolis (MT) e Barra do Garças (MT).

"Sabemos que no mês de outubro é intensificada a prevenção do câncer de mama. Pensando além, elaboramos essa ação coletiva com o objetivo de mostrar para nosso público que as mulheres precisam se prevenir não somente do câncer de mama. Por isso pensamos em realizar todas as ações do Programa Saúde da Mulher para frisar que além do câncer de mama precisamos também prevenir o câncer de colo uterino e todas as morbidades que permeiam esta população”, explica a Chefe da Divisão de Atenção à Saúde do DSEI Xavante, Camilla Dutra.

De acordo com ela, a ação promoveu a realização de testes rápidos, coleta de preventivo, exames físicos das mamas, palestras, rodas de conversas e dinâmicas com perguntas e respostas feitas para as indígenas no intuito de sensibilizar e informar a importância de estar fazendo o acompanhamento da mama, do colo uterino e de todas as alterações que envolvem o corpo da mulher. “Realizamos também um dia de manicure e pedicure com as indígenas”, conclui Camila.

*Com informações do DSEI Xavante

Fim do conteúdo da página