Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Novo Coronavírus - tire suas dúvidas

Novo Coronavírus - tire suas dúvidas
Início do conteúdo da página
Qualificação

Sesai e SVS promovem encontro pioneiro em Manaus

Escrito por Leonardo | | Publicado: Sexta, 31 de Outubro de 2014, 16h01 | Última atualização em Segunda, 03 de Novembro de 2014, 17h57

Entre os dias 20 e 22 de outubro, Manaus sediou o I Encontro para Qualificação das Ações Referentes aos Acidentes com Animais Peçonhentos em Área Indígena. O evento, promovido pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), contou com a participação de representantes de Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), Conselhos Distritais de Saúde Indígena (Condisi), Instituto Butantan, Fundação Ezequiel Dias, Universidade Federal do Pará, Vital Brazil, Fundação de Vigilância em Saúde, Fundação de Medicina Tropical do Amazonas e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Desde outubro de 2013, a Sesai vem trabalhando em parceria com a SVS em virtude do alto índice de acidentes por animais peçonhentos em áreas indígenas. Uma das atividades previstas para este ano era justamente a realização de um evento de qualificação para os profissionais de saúde que atuam em área. Os acidentes por Animais Peçonhentos foram responsáveis, somente em 2012, por mais de 143 mil registros em todo o Brasil, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

O evento discutiu, dentre outros assuntos, políticas de saúde referentes aos acidentes por animais peçonhentos; a situação do ofidismo e escorpionismo na Amazônia; referências para atendimento dos acidentes; e capacitação em casos de acidentes por animais peçonhentos.

O I Encontro para Qualificação das Ações Referentes aos Acidentes com Animais Peçonhentos reuniu técnicos dos DSEIs Alto Rio Solimões, Alto Rio Negro, Vale do Javari, Manaus, Médio Rio Solimões, Parintins, Médio Rio Purus, Leste Roraima e Yanomami.

Por Déborah Proença

 

 

Fim do conteúdo da página