Ir direto para menu de acessibilidade.

Novo Coronavírus - tire suas dúvidas

Novo Coronavírus - tire suas dúvidas
Início do conteúdo da página
APRENDIZAGEM

Agentes Indígenas de Saúde do DSEI Xavante recebem 1ª Oficina de Capacitação

Escrito por Leonardo | | Publicado: Segunda, 29 de Dezembro de 2014, 13h35 | Última atualização em Segunda, 29 de Dezembro de 2014, 13h35

Neste mês de dezembro, o Polo Base de Sangradouro/MT sediou a primeira etapa da capacitação de 60 Agentes Indígenas de Saúde (AIS), de cinco Polos Base: Água Boa, São Marcos, Paranatinga, Sangradouro e Maraiwãtsédé. Dividida em duas etapas, o próximo encontro está previsto para fevereiro de 2015, quando serão capacitados outros 65 AIS do Polo Base de Campinápolis.

Responsáveis técnicos da Divisão de Atenção à Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena (Diasi/DSEI) Xavante, membros da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Barra do Garças e da Escola Estadual São José, da aldeia Sangradouro, participaram da organização da oficina.

Segundo o coordenador do DSEI Xavante, Claudio Rodrigues, “a capacitação dos profissionais de saúde é de suma importância para a prestação de um atendimento de qualidade e eficaz para os usuários das comunidades indígenas. Assim, empenhou-se muito na realização desta primeira capacitação dos AIS”.

Com apresentação de trabalhos e aulas expositivas, a capacitação abordou atividades práticas que os agentes podem – e devem – desempenhar em área para qualificar e humanizar o atendimento. Dentre elas, o reconhecimento da medicina tradicional e ocidental; o uso racional de medicamentos; a prevenção de doenças e do alcoolismo; a definição do papel do AIS e suas atribuições; entre outros.

No encerramento das atividades, a avaliação do evento foi positiva, ratificando a necessidade de educação permanente entre o grupo, que não participava de capacitações desde 2004.

Por Déborah Proença

 

 

Fim do conteúdo da página