Ir direto para menu de acessibilidade.
Novo Coronavírus - tire suas dúvidas
Banner teleSUS clique aqui
Início do conteúdo da página
SANEAMENTO

Agentes Indígenas xavantes concluem 2ª etapa de capacitação

Escrito por Leonardo | | Publicado: Terça, 27 de Janeiro de 2015, 16h06 | Última atualização em Terça, 27 de Janeiro de 2015, 16h06

Profissionais do Serviço de Edificações e Saneamento Ambiental Indígena (Sesani), do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante, participaram, entre os dias 19 e 23, da segunda etapa do curso de capacitação dos Agentes Indígenas de Saneamento (Aisan). O curso abrangeu 100% dos profissionais dos Polos Base de Sangradouro, São Marcos e Paranatinga, com noções de hábitos, ciclos de vida e medidas preventivas.

Além dos 80 Aisans, foram capacitadas três enfermeiras de Polos Base que apoiarão os indígenas. Entre os palestrantes, a enfermeira Arielle Carlos Santos, responsável técnica do Programa de Vigilância Ambiental, da Divisão de Atenção à Saúde Indígena (Diasi), falou sobre doenças causadas por lixo e água contaminada. Ana Cristina Ferreira, psicóloga do Programa de Saúde Mental, tratou sobre co-responsabilização e trabalho em equipe, além da importância do direcionamento de ações para prevenção de drogas e promoção da saúde. Já o técnico das Águas de Barra do Garça, Vicente Paulo Prado, falou sobre limpeza e desinfecção de reservatórios.

De acordo com o coordenador do DSEI Xavante, Claudio Rodrigues, a capacitação foi pensada a partir das reivindicações das próprias comunidades. “A primeira capacitação dos Aisans já foi muito proveitosa. Agora, com 100% dos profissionais capacitados, teremos um trabalho desempenhado com maior qualidade em área. Esperamos que o trabalho dos profissionais possa realmente ser direcionado para ações de prevenção e promoção da saúde”.  

 

registrado em:
Assunto(s):
Fim do conteúdo da página