Ir direto para menu de acessibilidade.
Novo Coronavírus - tire suas dúvidas
Novo Coronavírus - tire suas dúvidas
Início do conteúdo da página
TRATAMENTO DA ÁGUA

DSEI Xavante realiza ações de educação em saúde em Maraiwãtsédé

Escrito por Leonardo | | Publicado: Terça, 03 de Fevereiro de 2015, 11h34 | Última atualização em Terça, 03 de Fevereiro de 2015, 11h34

A Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI) do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante (MT) realizou, na última semana, na aldeia Maraiwãtsédé, uma ação de Educação em Saúde em parceira com a comunidade. A atividade teve como objetivo reforçar a importância do tratamento da água para a saúde e os meios de prevenção contra doenças relacionadas ao seu consumo inadequado.

A EMSI realizou visitas domiciliares na aldeia, ensinando como manipular o hipoclorito, realizando a sua aplicação nos tambores de armazenamento de água para consumo doméstico, bem como atuando na limpeza dos mesmos. A ação abordou também as formas de prevenção da dengue nas comunidades e esclareceu dúvidas sobre o tema.

De acordo com a enfermeira Cheila Maria, a iniciativa foi motivada pelos frequentes casos de diarreia na comunidade. “Resolvemos focar em ações para prevenir e sanar os casos já existentes, assim nos unimos e realizamos a ação. A comunidade foi muito participativa e gostou bastante. Falaram que querem mais ações como esta.”

Também participaram da ação o técnico de enfermagem Vilmar e o Agente Indígena de Saúde (AIS) Noé Xavante.

 

 

registrado em:
Assunto(s):
Fim do conteúdo da página