Ir direto para menu de acessibilidade.
Novo Coronavírus - tire suas dúvidas
Banner teleSUS clique aqui
Início do conteúdo da página
OFICINA

Agentes Indígenas de Saúde do DSEI Xavante concluem 2ª etapa de capacitação

Escrito por Leonardo | | Publicado: Terça, 10 de Fevereiro de 2015, 11h36 | Última atualização em Terça, 10 de Fevereiro de 2015, 11h36

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante realizou, de 04 a 08 de fevereiro, a segunda etapa da Oficina de Capacitação de 77 Agentes Indígenas de Saúde (AIS) que atuam no Polo Base de Campinápolis, pertencentes à Terra Indígena de Parabubure. A oficina ocorreu em parceria com a Escola Municipal Imaculada Conceição. A primeira etapa aconteceu em dezembro para 65 agentes.

"Os AIS são profissionais muito importantes dentro da Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI). São eles a ponte para realizarmos um trabalho de prevenção e promoção da saúde em parceria com o restante da equipe, oferecendo um serviço de atenção básica realmente eficaz para as comunidades", explica o coordenador distrital, Claudio Rodrigues. O DSEI Xavante capacitou 100% dos Agentes Indígenas de Saúde e a meta é realizar, ainda este ano, a formação de novos agentes.

A Oficina de Capacitação dos AIS abordou os seguintes temas: visita domiciliar, mapeamento, cadastro das famílias, uso racional de medicamentos, hipertensão, diabetes, câncer de próstata, tuberculose, leishmaniose, diarreia, saúde bucal, saúde mental, álcool e outras drogas, prevenção e promoção da saúde.

Foram realizadas atividades práticas como localizar ambientes que favoreçam riscos à comunidade e mapeamento das áreas, além do preenchimento das fichas de cadastro de famílias, atendimento diário e relatório de acompanhamento.

 

Leia também: Agentes Indígenas de Saúde do DSEI Xavante recebem 1ª Oficina de Capacitação

 

 

registrado em:
Assunto(s):
Fim do conteúdo da página