Ir direto para menu de acessibilidade.
Novo Coronavírus - tire suas dúvidas
Banner teleSUS clique aqui
Início do conteúdo da página

Secretária de Saúde Indígena do MS recebe homenagem da Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Escrito por Gustavo Frasão | | Publicado: Segunda, 26 de Agosto de 2019, 11h52 | Última atualização em Segunda, 02 de Março de 2020, 14h29

Cerimônia ocorreu na última sexta-feira no Plenário Teotônio Villela do Palácio Pedro Ernesto

Com uma trajetória marcada por determinação e superação, a indígena amapaense Sílvia Nobre Waiãpi foi agraciada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, nessa sexta-feira (23/08), com o conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto. Principal homenagem do Legislativo da capital fluminense a quem mais se destaca na sociedade, a guerreira Waiãpi recebeu este reconhecimento por iniciativa do vereador Inaldo Silva.

Sílvia Nobre Waiãpi foi a primeira mulher indígena a integrar os quadros do Exército Brasileiro. Nascida no interior do Amapá, representa hoje uma conquista importante para os Povos Originários do Brasil: ela é a primeira indígena a assumir a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), órgão do Ministério da Saúde (MS) responsável pela prestação de serviços de saúde nos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) em todo o território nacional.

A indígena Waiãpi tem um histórico de vida marcado pelo enfrentamento de dificuldades que a vida lhe impôs. Sempre lembrada pela competência e experiência profissional que desenvolveu ao longo dos anos, Sílvia Nobre Waiãpi enfrentou inúmeras adversidades e venceu todas: morou nas ruas, foi mãe na adolescência, vendeu livros, escreveu poesias, atuou como atriz, foi atleta, é fisioterapeuta e tenente do Exército Brasileiro.

Profissional qualificada

Escolhida para o cargo na SESAI pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, Sílvia Waiãpi é especialista em Política e Estratégia, tem diversas formações na área da Saúde, integra o Colégio Brasileiro de Medicina de Desastres e Catástrofes (CBMDC) e também chefiou o Serviço de Medicina Física e Reabilitação em Fisioterapia do Hospital Central do Exército. Por onde passou, sempre teve o reconhecimento pela ética, respeito e integridade que norteiam sua conduta pessoal e profissional.

A importância de sua nomeação como secretária da SESAI significa muito mais que competência e sólida experiência em gestão. Sílvia Nobre Waiãpi é uma representante legítima dos Povos Indígenas, conhece profundamente o cotidiano indígena no Brasil e tem o reconhecimento e a confiança de seus irmãos indígenas na condução desse complexo processo, que é levar assistência de saúde às mais de cinco mil e quinhentas aldeias brasileiras, que abrigam quase 800 mil indivíduos de 305 etnias. E tem o mérito de ser prestigiada tanto pelo ministro da Saúde como pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, para comandar a missão de cuidar da Saúde Indígena.

Medalhas de Mérito Pedro Ernesto

O conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto foi criado em 1980, por meio da Resolução nº 40, e é a principal homenagem que a cidade do Rio de Janeiro presta aos que mais se destacam na sociedade. Recebeu esse nome em reconhecimento ao trabalho do prefeito Pedro Ernesto, que esteve à frente do Executivo carioca entre 30/09/1931 a 02/10/1934 e 07/04/1935 e 04/04/1936. São duas medalhas e cada uma delas estampa a figura do prefeito, uma presa ao colar e a outra para ser colocada na lapela do lado direito do homenageado. Ambas são presas em uma fita de cores azul, vermelha e branca, cores da bandeira da cidade do Rio de Janeiro.

Comunicação SESAI
Atendimento à imprensa:
(61) 3315-3580

registrado em:
Fim do conteúdo da página