Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

DSEI Kayapó do Pará confecciona máscaras de acetato para atendimento nas aldeias

Escrito por erika.morais | | Publicado: Quinta, 14 de Maio de 2020, 17h59 | Última atualização em Quarta, 27 de Maio de 2020, 10h47

Até o momento não há nenhum caso de COVID-19 confirmado nas aldeias indígenas do sul do Pará. E para que continue assim, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Kayapó do Pará confeccionou viseiras de acetato transparente para garantir a segurança e o bem-estar dos profissionais de saúde e das comunidades atendidas.

DSEI Kayapo do Para confecciona mascaras de acetato para atendimento nas aldeias

O equipamento é confeccionado manualmente pela Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena e está de acordo com as notas técnicas emitidas pela Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (SESAI/MS).

O material é recortado e preso em tiaras para cabeça e podem ser higienizadas e reutilizadas. Elas não substituem as máscaras descartáveis ou de tecidos que continuam sendo usadas por baixo. É um equipamento de proteção individual seguro que evita o contato com gotículas, salivas e fluídos nasais que possam atingir o rosto, o nariz, a boca e os olhos do dentista ou do paciente.

A equipe que está confeccionando as máscaras afirma que ela previne o contágio de vírus, bactérias e outras contaminações.  Além de oferecer proteção, ela ainda permite conversar de forma clara sem abafar a voz.

registrado em:
Assunto(s):
Fim do conteúdo da página