Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

DSEI Maranhão conclui vacinação da população indígena antes do prazo

Escrito por alexandreb.sousa | | Publicado: Quarta, 20 de Maio de 2020, 12h44 | Última atualização em Quarta, 27 de Maio de 2020, 13h47

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Maranhão concluiu nesta segunda-feira, 18 de maio, o calendário do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI) e a Campanha Contra Influenza nas comunidades indígenas da região. O calendário do MVPI, estipulado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde, vai até dia 20 de maio, mas o Distrito conseguiu imunizar 100% da população indígena antes do prazo.

O DSEI atende mais de 36 mil indígenas em 643 aldeias. As comunidades estão distribuídas em vinte e dois municípios, sendo que a maioria está localizadas em áreas de difícil acesso. Mediante o cenário epidemiológico de pandemia da COVID-19, a logística de transporte e a distância das aldeias, o DSEI Maranhão elaborou estratégias de intensificação para imunizar toda a população indígena em um curto período de tempo.

As ações contaram com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão que complementou os kits de equipamentos de proteção individual (EPI) utilizados pela Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI) e agilizou, em uma única entrega, todas as doses de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde.

A imunização da população indígena reduz os casos de sintomas similares à da COVID-19 e a necessidade de remoção das pessoas às unidades hospitalares das cidades. As EMSI seguem orientações técnicas da SESAI, como procedimentos sanitários de entrada e saída das aldeias, para evitar a disseminação do novo coronavírus nas aldeias.

Foram realizadas 34 missões no período de 20 de abril a 18 de maio. No total, 36.487 indígenas foram vacinados.

registrado em:
Assunto(s):
Fim do conteúdo da página