Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

DAGEP realiza capacitação sobre Políticas Públicas de Equidade em Saúde

Escrito por Alessandra Bernardes | | Publicado: Segunda, 07 de Maio de 2018, 14h36 | Última atualização em Segunda, 07 de Maio de 2018, 14h39

Crédito da foto: Caroline Oliveira

A atividade teve como público-alvo a equipe técnica, administrativa e de comunicação do departamento

Na última quarta-feira (02), o Departamento de Apoio à Gestão Participativa e ao Controle Social da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (DAGEP/SGEP/MS) realizou capacitação interna com o tema “Políticas Públicas de Equidade em Saúde”, no Edifício PO 700, em Brasília/DF.

A atividade que teve como público-alvo a equipe técnica, administrativa e de comunicação do DAGEP, foi coordenada pela cooperadora técnica, Ana Paula Antunes Martins, doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília (UNB), e contou com a participação da professora, Dra. Ana Claudia Farranha, da Faculdade de Direito da UNB e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito. Ao final, a ação capacitou 27 trabalhadores do departamento.

Para a diretora substituta do DAGEP, Wanessa Une, “a qualificação técnica sobre as políticas de equidade em saúde e o desenvolvimento dos servidores são eixos de atuação primordiais para a efetividade das políticas públicas sob a gestão do departamento”.

As falas de boas-vindas foram dadas, durante a mesa de abertura, pelo chefe de gabinete substituto da SGEP, Marcus Peixinho, e pela coordenadora de Assessoria Técnica e Administrativa (COATA), Kelly Bacelar, onde ressaltou-se a importância de atividades como esta.

“Informações como essas precisam chegar a todos da equipe. É necessário que haja espaços como esse de capacitação, para que todos possam refletir, dialogar e desenvolver novas estratégias para a construção de políticas públicas para populações em situações de vulnerabilidades. Independente da área de atuação, todos devemos estar envolvidos nesse processo de criação de ações para a melhoria dessas políticas”, afirma Kelly Bacelar.

A programação contou com palestras, como: “Da igualdade para a diferença: por que políticas de equidade em saúde?”, realizada pela cooperadora técnica do DAGEP, Ana Paula Martins. Logo em seguida, a profª Ana Farranha abordou o tema “Planejamento para as políticas de equidade: o que fazemos e o que podemos fazer?”.

Destinado a aprofundar a compreensão sobre as políticas de saúde na perspectiva da equidade, o curso de capacitação objetivou contribuir com a realização de diagnósticos sobre a implementação das metas do Departamento no que diz respeito à promoção da saúde de populações em situação de vulnerabilidade. Para isso, noções como identidade, interseccionalidade e transversalidade foram abordadas no sentido de qualificar a atuação da equipe e aprimorar processos de planejamento, implementação e avaliação de políticas públicas de equidade em saúde geridas pelo DAGEP.

Por Caroline Oliveira, do Nucom SGEP
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580 / 3174 / 2918

Fim do conteúdo da página