Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

DAGEP participa de mesa redonda sobre Políticas de Promoção da Equidade em Saúde

Escrito por alexandreb.sousa | | Publicado: Sexta, 11 de Maio de 2018, 15h29 | Última atualização em Sexta, 11 de Maio de 2018, 15h29

Ação acontece durante o Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica em Belo Horizonte

Box Title

Foto:Nucom SGEP/MSMinistério da Saúde debate ‘Políticas de Promoção da Equidade em Saúde’

Na manhã dessa quinta-feira (10), o Departamento de Apoio à Gestão Participativa e ao Controle Social da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (DAGEP/SGEP/MS), participou da mesa redonda com o tema Políticas de Promoção da Equidade em Saúde, durante a programação do Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica, realizado em Belo Horizonte (MG). A atividade promovida pelo Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Atenção à Saúde do MS (DAB/SAS/MS), teve início ontem (09).

A mesa redonda abordou temas referentes à saúde das populações em situação de vulnerabilidade, como populações negra, em situação de rua, do campo, da floresta e das águas e lésbicas, gays, travestis e transexuais (LGBT), assim como suas respectivas políticas públicas de equidade em saúde.

“A participação do DAGEP tem o intuito de contribuir para a incorporação da perspectiva da equidade e redução das desigualdades sociais para a estratégia de fortalecimento da Atenção Básica, com o debate e a apresentação das Políticas de Promoção de Equidade em Saúde, suas ferramentas de gestão, além dos principais avanços e desafios”, destaca a servidora Marina Marinho, representante do DAGEP na atividade.

Também compôs a mesa redonda e contribuíram para o debate integrantes do DAB/SAS/MS, do Núcleo de Políticas de Promoção da Equidade em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais e da Secretaria Municipal de Belo Horizonte.

Estratégia de Saúde da Família, Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade, integração da atenção primária e vigilância em saúde e o panorama da atenção básica no estado de Minas Gerais, foram alguns dos assuntos abordados.

O Encontro teve como objetivo construir, coletivamente, uma agenda de fortalecimento da Atenção Básica nos territórios, identificando os principais desafios para a concretização de uma Atenção Básica resolutiva e capaz de ordenar a Rede de Atenção à Saúde e coordenar o cuidado, propondo estratégias de superação destes, de forma tripartite, colaborativa e ampliada.

Por Caroline Oliveira, do Nucom SGEP
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580 / 3174 / 2918

Fim do conteúdo da página