Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Novo Coronavírus - tire suas dúvidas

Novo Coronavírus - tire suas dúvidas
Início do conteúdo da página

Ciro de Quadros passa a integrar Galeria de Sanitaristas do MS

Escrito por Leonardo | | Publicado: Quinta, 30 de Outubro de 2014, 18h00 | Última atualização em Quinta, 30 de Outubro de 2014, 18h00

Ministro Arhur Chioro, secretário Jarbas Barbosa e Dra. Mirta PeriagoO “Herói das Américas em Saúde Pública” agora integra a Galeria dos Sanitaristas do Ministério da Saúde. Nesta quinta-feira (30), o Dr. Ciro de Quadros, epidemiologista que exerceu papel fundamental na erradicação da poliomielite na América Latina e no Caribe, e que faleceu em maio deste ano, foi homenageado com a afixação do seu quadro no rol dos grandes sanitaristas brasileiros. Autor da proposta de homenagem a Quadros, o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, salientou que o epidemiologista teve ação determinante para o fortalecimento dos sistemas de saúde das Américas na área de imunizações.

Já o ministro da Saúde, Arthur Chioro, ressaltou que a galeria de grandes personagens, homens e mulheres, que atuaram no campo da saúde pública, fica ainda mais qualificada, mais fortalecida com a presença de Ciro de Quadros. “Que ele seja um exemplo para as futuras gerações de sanitaristas, que enfrentarão uma realidade muito diferente daquele que Ciro enfrentou. Mas se essa realidade é diferente hoje, em muito se deve ao trabalho de pessoas como Ciro”, disse o ministro.

Da homenagem, também participaram a diretora regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mirta Roses Periago, o representante da Organização Pan-Americana de Saúde no Brasil, Joaquin Molina.

Em suas últimas atividades, Ciro de Quadros atuava como vice-presidente executivo do Instituto de Vacinas Sabin. Em 2013, participou como palestrante da 13ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), promovida pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, em Brasília (DF).

Com a palestra “Vacinas em saúde pública: passado, presente e futuro”, Quadros destacou a trajetória e evolução da vacinação no mundo e ressaltou a importância das vacinas para controlar doenças. “Cerca de três milhões de vidas são salvas no mundo com vacinação. E a vacinação possibilita o aumento da expectativa de vida, contribuindo, assim, para o aumento da produtividade dos países”, disse.

“Ciro de Quadros foi, sem dúvida, um dos maiores sanitaristas brasileiros, com importante contribuição para a erradicação da varíola no mundo e o líder da eliminação da poliomielite nas Américas”, observa o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa. “Seguiremos com saudade de sua convivência, alegria, inteligência e compromisso concreto, feito de ações, com a saúde pública. Que seu exemplo continue a nos inspirar e às futuras gerações de sanitaristas brasileiros”.

“Herói” - Quadros recebeu a honraria “Herói das Américas em Saúde Pública” no último dia 25 de abril, durante simpósio internacional sobre vacinas que marcou o 20º aniversário do Instituto de Vacinas Sabin.

No início de 1980, o epidemiologista Ciro de Quadros iniciou sua luta pela erradicação da poliomielite nas Américas, e nos anos seguintes, mobilizou com sucesso o apoio de outros especialistas de imunização, outras organizações e autoridades de saúde dos estados membros da Opas.

Fim do conteúdo da página