Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Reunião da Stop TB Partnership se encerra com diversos pontos críticos de decisão endossados

Escrito por Leonardo | | Publicado: Quinta, 23 de Abril de 2015, 11h32 | Última atualização em Quarta, 29 de Abril de 2015, 10h18

Foram dois dias de debates e discussões na capital francesa. Após intenso período de revisão, foi aprovada primeira minuta do Plano Global 2016-2020, durante a 26ª Reunião do Conselho Diretor da Stop TB Partnership, realizada nos dias 14 e 15/04, em Paris.  Ao longo dos próximos quatro meses, qualquer pessoa que trabalhe com tuberculose ou tenha sido afetada pela doença poderá contribuir com a o plano global por meio de consultas regionais e plataformas on-line.

Outras discussões do Conselho diretor resultaram: na aprovação do plano de trabalho pós-2015; na estratégia de advocacy 2015-2016; no acordo sobre a implementação de procedimentos operacionais padrão conjuntas entre UNOPS e STOP TB Partnership; bem como na aprovação do desenvolvimento da Estratégia Operacional da Stop TB Partnership para 2016-2020.

O segundo dia terminou com o Conselho reconhecendo o papel histórico da França como líder global contra a tuberculose, e o compromisso com a doença demonstrado por meio de suas contribuições para o Fundo Global de Combate à Aids, Tuberculose e Malária e UNITAID.

A reunião do Conselho contou com a presença de figuras importantes, incluindo a ministra francesa da Saúde, da Previdência Social e dos Direitos da Mulher, Marisol Touraine, o ministro da Saúde da África do Sul, Aaron Motsoaledi e o  secretário da Secretária de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde do Brasil , Jarbas Barbosa da Silva Jr.

Em seu discurso de abertura, realizado no dia 14, a ministra Touraine, disse que o compromisso do governo francês concentra-se na busca de respostas para os grandes desafios impostos pela tuberculose, incluindo as formas resistentes para o qual a França adotou a estratégia "one health" (uma saúde). Além disso, o país também tem procurado investir em pesquisa e desenvolvimento.

O presidente do Conselho Diretor da Stop TB Partnership e ministro da Saúde para a África do Sul, Dr. Aaron Motsoaledi, e a vice-presidente e diretora executiva da RESULTS USA, Dr. Joanne Carter, conduziram as principais discussões realizadas durante os dois dias de reunião.

Documentação informativa da reunião do Conselho Diretor do estão disponíveis no site da Parceria Stop TB.

Pontos de decisão estão agora disponíveis aqui.

A próxima reunião do Conselho diretor da Stop TB Partnership será realizada no dia 29 de novembro deste ano, na Cidade do Cabo, África do Sul antes da conferência da Union, em dezembro.

 

Fim do conteúdo da página