Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Especialistas em Segurança no Trânsito se reúnem em Brasília

Escrito por Leonardo | | Publicado: Terça, 03 de Novembro de 2015, 10h06 | Última atualização em Terça, 03 de Novembro de 2015, 10h06

Evento ocorre na esteira da Conferência Global da ONU que reunirá mais de 120 países em torno do tema, nos dias 18 e 19 de novembro

A segurança no trânsito é o tema central do seminário “Urbanidade – Por uma Mobilidade Segura”, marcado para apróxima terça-feira (03), em Brasília (DF). O evento, que reunirá organizações governamentais e não-governamentais, autoridades e especialistas, ocorre como preparação para a ‘2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito’, que terá a participação de 120 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), nos dias 18 e 19 de novembro, também em Brasília.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Deborah Malta, o tema é importante para a gestão da saúde pública. “O enfrentamento das lesões e mortes no trânsito é prioridade para o setor saúde. O impacto é significativo e gera sobrecarga em pronto-socorros, em setores como os de radiologia, fisioterapia e reabilitação, e para enfrentá-lo o Ministério da Saúde implantou o Projeto Vida no Trânsito”, destaca a diretora, que está entre os debatedores do seminário.

Representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) estarão presentes. Entidades públicas e privadas, ONGs, sociedade civil e departamentos estaduais de trânsito e parlamentares também participarão do evento, que é organizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro.

O objetivo do seminário, segundo os organizadores, é apontar alternativas que levem à redução de mortes e traumas causados por acidentes de trânsito, levando em consideração os cinco pilares norteadores do ‘Plano Global Para a Década de Ação Para a Segurança no Trânsito 2011-2020’, fixados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Durante o seminário, serão exibidos vídeos mostrando boas práticas adotadas no Brasil para cada tema a ser debatido. De acordo com a ONSV, os resultados do seminário balizarão as discussões que a entidade promoverá em parceria com a Aliança Brasileira de Organizações da Sociedade Civil pela Vida no Trânsito (Abrot), no dia 17 de novembro - um dos eventos que integrarão a pré-conferência global sobre segurança no trânsito.

Road Safety Brazil - A ‘2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito’ tem entre seus objetivos avaliar o andamento das iniciativas para redução das mortes e lesões ocorridas no trânsito em todo o mundo em meio à Década de Ação para a Segurança no Trânsito 2011-2020.

O Brasil, que se voluntariou a sediar o evento, participa do grupo Amigos da Década - grupo informal comprometido com o sucesso do plano global. A meta do grupo é salvar 5 milhões de vidas no planeta até 2020 por meio da adoção, pelos países comprometidos, de políticas, programas, ações e legislações que aumentem a segurança nas vias, especialmente para pedestres, ciclistas e motociclistas, que correspondem à metade das estatísticas de mortes no trânsito, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Também integram o grupo Rússia, Estados Unidos, Espanha, França, Austrália, Argentina, Costa Rica, Índia, México, Marrocos, Nigéria, Omã, Filipinas, África do Sul, Suécia, Tailândia, Turquia, Uruguai, Organização Mundial de Saúde, Banco Mundial, Comissão Econômica para a Europa, Comissão Global pela Segurança no Trânsito (vinculada à Federação Internacional de Automobilismo) e Parceria Global pela Segurança no Trânsito (Vinculada à Federação Internacional da Cruz Vermelha).

A Conferência é organizada por um comitê interministerial composto por nove ministérios, sob a coordenação do Ministério da Saúde, em parceria com Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Panamericana de Saúde (Opas) e o grupo Amigos da Década.

Vida no Trânsito – O Projeto Vida no Trânsito é uma iniciativa brasileira voltada para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde, em resposta aos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2011-2020. O foco do projeto são ações que incidam sobre fatores de risco, como a mistura de álcool e direção e a velocidade excessiva, além de outros fatores ou grupos de vítimas identificados localmente a partir de análises dos dados, especialmente relacionados a acidentes de transporte terrestre envolvendo motociclistas.

O programa é coordenado pelo Ministério da Saúde, tem articulação interministerial e parceria com a Organização Pan Americana da Saúde (Opas). Foi lançado em 2010, como parte da iniciativa internacional denominada Road Safety in Ten Countries (RS 10), sob a coordenação da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo a participação das entidades Association for Safe Internacional Road Travel (ASIRT); Centers for Sustainable Transport (EMBARQ); Global Road Safety Partnership (GRSP); Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health (JHU) e World Bank Global Road Safety Facility (GRSF).

Serviço

Seminário “Urbanidade – Por uma Mobilidade Segura”

Data: 03/11 (terça-feira)

Horário: 9h às 17:30h

Local - Auditório do Correio Braziliense – SIG, Quadra 2, Lote 340, Brasília (DF)

Por Ludmilla Duarte, da Agência Saúde 
Atendimento à imprensa – Ascom/MS 

(61) 3315-2271/3580/2745

Fim do conteúdo da página