Ir direto para menu de acessibilidade.
Novo Coronavírus - tire suas dúvidas
Novo Coronavírus - tire suas dúvidas
Início do conteúdo da página

Manuais e Orientações

Escrito por Alessandra Bernardes | | Publicado: Sexta, 23 de Novembro de 2018, 16h55 | Última atualização em Quinta, 19 de Março de 2020, 15h18

Nota técnica
Coeficiente de mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis

Com o intuito de fomentar a vigilância de DCNT em todo território, disponibilizamos a nota técnica informativa para o cálculo do indicador “coeficiente de mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis”. O coeficiente de mortalidade prematura por doenças crônicas não transmissíveis é um dos indicadores pactuados no Plano Plurianual (PPA) do governo federal para o período de 2016 a 2019. Esse indicador também faz parte do Plano Estratégico para o Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis no Brasil para o período de 2011 a 2022, que está alinhado ao Plano Global de Ações para a Prevenção e Controle das DCNT 2013-2020, da Organização Mundial da Saúde. A nota técnica visa a contribuir para o monitoramento do impacto das políticas públicas na prevenção e no controle das DCNT e seus fatores de risco. 

Nota técnica 

 

Nota técnica
Orientações sobre uso das bases de dados

Com o intuito de melhor instrumentalizar vigilância de DCNT em todo território, disponibilizamos a nota técnica informativa sobre “Orientações sobre uso das bases de dados. Para realizar a análise de um conjunto de dados é necessário um preparo prévio, que consiste em definir as perguntas que se pretende responder e averiguar se os dados disponíveis permitem responder as perguntas estabelecidas. Os inquéritos coordenados pelo Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis (DASNT) utilizam combinações de técnicas para chegar a uma amostra que seja representativa de uma determinada população. Esse processo é conhecido como desenho complexo de amostragem ou amostragem complexa. Quando fazemos análise de um dado proveniente de um estudo que utilizou amostragem complexa, é essencial que no momento da análise seja considerada a estrutura do plano amostral. Para tanto, a presente nota visa contribuir para a efetivação do uso das bases de dados dos inquéritos PNS, PeNSE e VIGITEL.

Nota Técnica

 

Manual do Epi Info
Manual de Análise do Vigitel no Epi Info
O manual ensina o passo a passo para o cálculo dos indicadores do Vigitel com o uso de programa estatístico gratuito

Manual do Epi

 

Panorama da Vigilância de DCNT no Brasil
Apresentação do Panorama da Vigilância de DCNT no Brasil
Descreve o panorama da vigilância de doenças crônicas não transmissíveis no Brasil.

Panorama da Vigilância de DCNT no Brasil

 

registrado em:
SARAMPO - saiba como se prevenir
Fim do conteúdo da página