Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Acidentes por animais peçonhentos

Tratamento

Escrito por alexandreb.sousa | | Publicado: Quarta, 02 de Julho de 2014, 11h28 | Última atualização em Quarta, 16 de Julho de 2014, 10h58

Primeiros socorros em caso de acidente

Não realizar procedimentos caseiros e procurar, imediatamente, o serviço de saúde local para encaminhamento à Unidade de Atendimento de Acidentes por Animais Peçonhentos do município ou do estado.

A remoção dos ferrões pode ser feita raspando-se com lâminas, evitando-se retirá-los com pinças, pois estas podem provocar a compressão dos reservatórios de veneno, o que resulta na inoculação do veneno ainda existente no ferrão. Após 2 minutos do acidente, todo o veneno presente na glândula já foi inoculado, sendo irrelevante a forma como o ferrão é retirado da vítima.

 

Como tratar

Caso o acidente tenha sido causado por múltiplas picadas, levar o acidentado o mais brevemente possível para um posto de saúde. Se possível remover os ferrões que ficaram presos à pele e usar compressas de água fria para aliviar a dor. Não há soroterapia para o caso de acidentes por abelhas e o tratamento é sintomático.

 

 

Fim do conteúdo da página