Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Malária: o que é, causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção

SVS atualiza e padroniza ações de vigilância, prevenção e controle da raiva transmitida por morcegos em áreas urbanas

Escrito por alexandreb.sousa | | Publicado: Segunda, 22 de Dezembro de 2014, 10h35 | Última atualização em Segunda, 22 de Dezembro de 2014, 15h13

SVS atualiza e padroniza ações de vigilância, prevenção e controle da raiva transmitida por morcegos em áreas urbanas

 

A Secretaria Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde atualizou e padronizou os procedimentos de vigilância, prevenção e controle da raiva transmitida por morcegos em áreas urbanas do Brasil. As recomendações indicam atividades nos âmbitos Federal, Estadual e Municipal de gestão. A área de abrangência das ações deve atender critérios de densidade populacional humana, características e barreiras geográficas, espécie do morcego envolvido, histórico dos casos da raiva em morcegos na região, entre outros. 

A atualização e padronização contou com a participação de técnicos do Instituto Pasteur da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo (I.P./SES/SP), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), dos Centros de Controle de Zoonoses (CCZs) de São Paulo e de Ribeirão Preto/SP, da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), do Instituto Sauver/RS (IS) e de outros colaboradores. A “Oficina para Discussão das Diretrizes para Manejo de Morcegos em Áreas Urbanas”, promovida pela SVS em São Paulo/SP, nos dias 21 e 22 de setembro de 2011, também contribuiu com a definição dos procedimentos.

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página