Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Perguntas e Respostas

Escrito por alexandreb.sousa | | Publicado: Quinta, 27 de Março de 2014, 15h31 | Última atualização em Terça, 15 de Julho de 2014, 10h36

O que é?

Doença infecto-contagiosa de origem viral, caracterizada por quadro de paralisia flácida de início súbito, principalmente nos membros inferiores.


Qual o microrganismo envolvido?

O agente que causa a infecção é de origem viral, o poliovírus (1, 2 e 3). A infecção confere imunidade duradoura ao tipo específico de poliovírus responsável pela infecção.


Quais os sintomas?

Instalação repentina de paralisia, principalmente dos membros inferiores, acompanhada de febre, de forma assimétrica, com flacidez muscular, diminuição ou abolição de reflexos profundos na área paralisada, sensibilidade conservada, e persistência de seqüela após 60 dias do início da doença. Como se transmite?

Contato direto pessoa a pessoa, pelas vias fecal-oral ou oral-oral, esta última através de gotículas de muco da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar).


Como tratar?

Não existe tratamento específico, todas as vítimas de contágio devem ser hospitalizadas, fazendo tratamento de suporte.
Como se prevenir?

A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual. Procure um posto de saúde e se informe sobre o calendário vacinal da criança.

 

 

 

Fim do conteúdo da página