Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Informações Técnicas

Escrito por alexandreb.sousa | | Publicado: Quinta, 27 de Março de 2014, 15h30 | Última atualização em Segunda, 22 de Fevereiro de 2016, 19h09

Tracoma é uma doença inflamatória de evolução crônica e recidivante, também conhecida como conjuntivite granulomatosa,

Agente etiológico: bactéria gram-negativa Chlamydia trachomatis, de vida intracelular obrigatória, dos sorotipos A, B, Ba e C. Existem outros sorotipos de C. trachomatis infectantes para o homem, porém estão associados a conjuntivites de inclusão, doenças sexualmente transmissíveis e pneumonia em recém-nascidos.

Sintomas: Os olhos podem ficar vermelhos e irritados, lacrimejantes e com secreção, coçando, com sensação de areia e com intolerância à luz. Em muitos casos pode não apresentar sintomas.

Reservatório: O homem, com infecção ativa na conjuntiva ou outras mucosas. Crianças até 10 anos de idade, com infecção ativa, configuram o principal reservatório do agente etiológico, nas localidades onde o tracoma é endêmico.

Não há reservatórios animais reconhecidos.

Vetores: Alguns insetos, como a mosca doméstica (Musca domestica), e/ou a lambe-olhos (Hippelates sp e Liohippelates spp.), podem atuar como vetores mecânicos da bactéria.

Modo de transmissão: contato direto de pessoa a pessoa, ou indireto por meio de objetos contaminados (toalhas, lenços, fronhas etc). As moscas podem contribuir para a disseminação da doença, por transmissão mecânica. A transmissão só é possível na presença de lesões ativas.

Período de incubação: De 5 a 12 dias, após contato direto ou indireto.

Período de transmissibilidade: A transmissão ocorre enquanto houver lesões ativas nas conjuntivas e nas mucosas dos anexos oculares, as quais podem durar anos.

Suscetibilidade e imunidade: A suscetibilidade é universal, sendo as crianças as mais suscetíveis, inclusive às reinfecções. Não se observa imunidade natural ou adquirida à infecção por C. trachomatis.

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página